O 28º Porto Alegre Em Cena entra na segunda semana de programação com todos os ingressos disponíveis esgotados

O festival segue até o dia 31 de outubro, em formato híbrido – de forma online e também presencial.

As senhas de acesso aos espetáculos presenciais estão esgotadas, mas, havendo desistência, os assentos disponíveis serão liberados na hora.

A programação segue até o dia 31 de outubro e em caso de novos lotes, anúncio será feito nos canais oficiais do festival. Entre os destaques estão os espetáculos Altamira  2042, Metaverse: estamos no fim de algo, Camaleões e Como As Coisas Chegaram Aqui, Fantasmagoria nº 2 e Weapon is Part of my Body (Arma é parte do corpo). Acompanhe abaixo breve sinopse e a programação completa:

Altamira 2042 consiste em uma instalação performativa criada a partir do testemunho do rio Xingu sobre a barragem de Belo Monte. Neste belíssimo espetáculo, o público imerge nas histórias em que todos falam por meio de um mesmo dispositivo techno-xamânico. Cada caixa de som porta uma voz, humana e não-humana formando uma polifonia de seres, línguas, sonoridades e perspectivas do rio Xingu que tomam o espaço para abrir a escuta do público para vozes que tantos tentam silenciar. As apresentações ocorrem de 25 a 28 de outubroàs 20h, na Sala Carlos Carvalho/CCMQ. O texto originário é de Eliane Brum, que também participa da “Tramaturgia” e pesquisa. 

PUBLICIDADE

Metaverse: estamos no fim de algo é uma video-instalação de Keiken, do Reino Unido. Com o significado de um mundo virtual que se aproxima da realidade por meio de dispositivos digitais, a proposta é a criação de um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pelas somas de realidade virtualrealidade aumentada e Internet. Com projeções nas paredes e chão, a narrativa é criada com mecanismo de um jogo e o filme se passa em um mundo sonhado no Metaverse. Ele estabelece o diálogo entre eventos atuais e futuros, em um universo pós Covid-19, e cria vários conceitos possíveis. Explora ainda questões como o distanciamento social, entendimentos filosóficos de tecnologia em rápido avanço, crescente desigualdade de riqueza, divisões exacerbadas na ideologia e a colonização das nossas terras internas, externas e digitais. As apresentações ocorrem de 25 a 27 de outubroàs 17h, 18h e 19h, na Fábrica do Futuro.

Camaleões – Uma das companhias de dança mais importantes do país, a AntiStatus Quo vem se aprofundando em criações site specific que tem feito muito sucesso e circulado pelos mais importantes festivais de artes cênicas do Brasil e do mundo. Em Camaleões, eles criam uma provocação imagética através desses corpos mimetizados no cenário urbano caótico das cidades e causam um impacto no público que transita por onde estão. Camaleões é uma intervenção urbana feita de desaparecimentos. Corpos cobertos por imagens e palavras tirados de jargões publicitários perdem seus contornos na poluição visual do ambiente urbano e se fundem a vitrines, entradas de lojas, paredes, muros, outdoors. Formando uma segunda pele, os materiais de publicidade colados em diferentes partes dos corpos denunciam valores, ideais de vida, noções de corpo produzidos, manipulados e distorcidos pelo capitalismo predatório que são incorporados acriticamente pela sociedade. Dia 27, às 18h, na Praça da Alfândega.

Como as coisas chegaram aqui, de Iván Haidar,é um espetáculo argentino. Haidardesenvolve há anos trabalho em torno da pesquisa em produção de dispositivos cênicos, criação de linguagens e experiências do corpo em performance. Neste seu mais recente trabalho, ele joga com uma imagem e contracena com um ambiente e consigo mesmo, ora virtual e ora real. No espaço percebe-se que algo aconteceu e pode-se notar a sobreposição entre passado e presente. As apresentações são de 28 a 30 de outubroàs 18h e 21hGaleria La Photo.

PUBLICIDADE

Desde o espetáculo FIM, realizado em 2019, Felipe Hirsch e o coletivo Ultralíricos desenvolvem ideias de fantasmagorias, réquiens e renascimentos de manifestações artísticas dentro de um espaço cênico. Fantasmagoria nº2 terá exibição de dois atos, com duração de 90 a 120 minutos, no Theatro São Pedrodias 29 e 30 de outubroàs 21h, e dia 31 de outubroàs 18h. Espectros que se manifestam, acrescem e se dissipam; ecos de tempos e espaços distantes; alusão aos constituidores dos sentidos das plateias que frequentaram aquele teatro, transformada em composição; rumor e ressonância da história cultural de uma cidade e de um país; reminiscências e resíduos. Felipe Hirsch experimenta dois atos desse novo trabalho que estreará no final de 2022. Para esses ensaios, convida artistas da cidade e apresenta novas músicas compostas por Arthur de Faria e desenho de luz de Beto Bruel.

Em uma co-produção Brasil-Israel-Reino Unido, Weapon is Part of my Body (Arma é parte do corpo) é um espetáculo desenvolvido entre o brasileiro Pedro Granato e a israelense Ruthie Osterman. Em cena, dois artistas de teatro beirando os quarenta anos, pais de primeira viagem, questionam como a violência está atrelada às suas identidades, suas sobrevivências e conexões a um lugar. Em telhados de suas respectivas cidades (Granato em São Paulo e Ruthie em Liverpool) compartilham histórias pessoais que cruzam nascimentos, guerras, mortes e conquistas. A segunda e última apresentação ocorre dia 31 de outubroàs 11h, pelo YouTube e Cubo Play.

Confira a PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

PUBLICIDADE

25/10, segunda-feira

Crônicas do Amanhã, 10h, plataforma digital
Ponto de Encontro, Fábrica do Futuro e YouTube
Entidades – Jaider Esbell – dia todo
A Última Negra, às 20h, YouTube e Cubo Play
Mostra Universitária, às 18h (Televisões O Jogo das Velhas e Voz para Cumaná – Um dia de fúria), YouTube
Metaverse: estamos no fim de algo, às 17h, 18h e 19h, Fábrica do Futuro
Altamira 2042, às 20h, Sala Carlos Carvalho / Casa de Cultura Mario Quintana
Oficina Composição em Tempo Real – Stravaganza – (presencial), 10h às 13h30
Voluntários da Pátria, às 18h, quadrilátero das avenidas Voluntários da Pátria e Senador Salgado Filho, Ruas Dr. Flores e Marechal Floriano Peixoto

26/10, terça-feira

PUBLICIDADE

Crônicas do Amanhã, 10h, plataforma digital
Oficina Composição em Tempo Real – Stravaganza – (presencial), 10h às 13h30
Ponto de Encontro com Reflexões em Cena com Luciana Lara e Marina Mendo, às 11h, Fábrica do Futuro e YouTube
Entidades – Jaider Esbell – dia todo
Nhe ´ery – Existe uma cidade sobre nós, de Xadalu Tupã Jekupé, das 14h às 19h, foyer nobre do Theatro São Pedro
Metaverse: estamos no fim de algo, às 17h, 18h e 19h, Fábrica do Futuro
Voluntários da Pátria, às 18h, em frente ao Shopping Wallig – calçadas e paradas de ônibus
Mostra Universitária, às 18h (Será que fica pronto a tempo? e Enófila Analisa:mijê de gatê), YouTube
Sr. Esquisito, às 20h, YouTube e Cubo Play
Altamira 2042, às 20h, Sala Carlos Carvalho / Casa de Cultura Mario Quintana

27/10, quarta-feira

Crônicas do Amanhã, 10h, plataforma digital
Oficina Composição em Tempo Real – Stravaganza – (presencial), 10h às 13h30
Ponto de Encontro com Reflexões em Cena – Gabriela Carneiro da Cunha e convidados, às 11h, Fábrica do Futuro e YouTube
Nhe ´ery – Existe uma cidade sobre nós, de Xadalu Tupã Jekupé, das 14h às 19h, foyer nobre do Theatro São Pedro
Entidades – Jaider Esbell – dia todo
Metaverse: estamos no fim de algo, às 17h, 18h e 19h, Fábrica do Futuro
Camaleões, às 18h, Praça da Alfândega
Mostra Universitária, às 18h (Evaporar os dias que soam no escuro e Dentro do Dentro, via zoom), YouTube
Co Ês, às 20h, YouTube e Cubo Play
Altamira 2042, às 20h, Sala Carlos Carvalho / Casa de Cultura Mario Quintana

PUBLICIDADE

28/10, quinta-feira

Crônicas do Amanhã, 10h, plataforma digital
Ponto de Encontro com Reflexões em Cena – Luiz Paulo Vasconcellos e Camila Bauer, às 11h, Fábrica do Futuro e YouTube
Oficina O Corpo como Memória Sonora, 10h às 12h, via zoom
Kuumba, às 12h, portões do Cais Mauá (iniciando na Av. Sepúlveda e Praça da Alfândega)
Entidades – Jaider Esbell – dia todo
Nhe ´ery – Existe uma cidade sobre nós, de Xadalu Tupã Jekupé, das 14h às 19h, foyer nobre do Theatro São Pedro
Mostra Universitária, às 18h (Oito e Obediência), YouTube
Como As Coisas Chegaram Aqui, às 18h e 21h, Galeria La Photo
De La Mancha: O Cavaleiro Trapalhão, às 20h, YouTube e Cubo Play
Altamira 2042, às 20h, Sala Carlos Carvalho / Casa de Cultura Mario Quintana

29/10, sexta-feira

PUBLICIDADE

Crônicas do Amanhã, 10h, plataforma digital
Ponto de Encontro com Reflexões em Cena com Ivan Haidar e SPPA, às 11h, Fábrica do Futuro e YouTube
Entidades – Jaider Esbell – dia todo
Oficina O Corpo como Memória Sonora, 10h às 12h, via zoom
Nhe ´ery – Existe uma cidade sobre nós, de Xadalu Tupã Jekupé, das 14h às 19h, foyer nobre do Theatro São Pedro
Mostra Universitária, às 18h (Eu preciso da sua presença e Dia de Ira Audiodrama), YouTube
Como As Coisas Chegaram Aqui, às 18h e 21h, Galeria La Photo
Quase Corpos: Um Estudo do Teatro de Beckett, às 20h, YouTube e Cubo Play
Fantasmagoria nº 2, às 21h, Theatro São Pedro

30/10, sábado

Ponto de Encontro, às 11h, Fábrica do Futuro e YouTube
Entidades – Jaider Esbell – dia todo
Nhe ´ery – Existe uma cidade sobre nós, de Xadalu Tupã Jekupé, das 14h às 19h, foyer nobre do Theatro São Pedro
Bando, às 16h, Parque Germânia
Como As Coisas Chegaram Aqui, às 18h e 21h, Galeria La Photo
Fantasmagoria nº 2, às 21h, Theatro São Pedro

PUBLICIDADE

31/10, domingo

Ponto de Encontro + Weapon is part of my body (Arma é parte do corpo), às 11h, YouTube e Cubo Play
Entidades – Jaider Esbell
Nhe ´ery – Existe uma cidade sobre nós, de Xadalu Tupã Jekupé, das 14h às 19h, foyer nobre do Theatro São Pedro
Bando, às 11h, Parque Chico Mendes
Kuumba, às 16h, Praça México
Fantasmagoria nº 2, às 18h, Theatro São Pedro

O 28º Porto Alegre em Cena é apresentado pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e Prefeitura de Porto Alegre. Tem patrocínio de PMI Foods, Angus Las Piedras e Panvel. Conta com o apoio do Itaú Cultural. Tem o apoio Institucional do Iberescena e Fundação Nacional das Artes e Ministério do Turismo. Parceria com a Fábrica do Futuro, Galeria La Photo, TVE, FM Cultura, RBS TV e Grupo Reunidos. Primeira Fila Produções é a agente Cultural. Realização Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Cultura.  Financiamento do Pró-cultura RS, Governo do Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Cátia Tedesco – Agência Cigana

PUBLICIDADE