Carlos André Moreira fala sobre livro recém-lançado de Andréa Del Fuego no Clube de Leitura do Instituto Ling

Em evento transmitido gratuitamente pelo canal do YouTube do centro cultural na próxima segunda-feira, dia 25 de outubro, o jornalista apresenta o romance A Pediatra.

O jornalista Carlos André Moreira é o convidado deste mês do Clube de Leitura do Instituto Ling, projeto que recebe diferentes professores e teóricos para discutir romances clássicos e contemporâneos da literatura mundial.

Em encontro online realizado na próxima segunda-feira, dia 25 de outubro, às 19h, o profissional, mestre em Letras pela UFRGS, falará sobre o recém-lançado livro A Pediatra, da escritora paulista Andréa Del Fuego. A atividade terá transmissão gratuita, ao vivo pelo canal do YouTube do centro cultural (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural). Para receber o link direto do evento, lembretes e o material preparatório, os interessados podem fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
Com humor mordaz, o novo romance de Andréa apresenta a história de uma personagem muito peculiar: Cecília, uma pediatra nada afeita a crianças e que, apesar de sua frieza com os pacientes, tem um consultório bem-sucedido. Aos poucos, ela se vê perdendo lugar para um pediatra humanista, que trabalha com doulas, parteiras e acompanha até partos domiciliares. É assim que ela passa a fazer um mergulho investigativo na vida das mulheres que seguem o caminho do parto natural e da medicina alternativa, práticas que despreza profundamente. Em paralelo, a personagem vive uma relação com um homem casado, cujo filho ela acompanhou o nascimento como neonatologista.
 
O livro que acaba de ser lançado sucede outros volumes da escritora e mestre em Filosofia pela USP. Na adolescência, com formação em publicidade, Andréa Del Fuego escrevia contos eróticos, quando foi convidada para criar uma seção de respostas a dúvidas sobre sexo, como um personagem. Criou então o seu pseudônimo, em reverência à artista brasileira Luz del Fuego. Tem publicados  os volumes de contos Minto enquanto posso (2004), Nego tudo (2005), Engano seu (2007) e As miniaturas (2013), além de diversos livros juvenis e infantis. Seu primeiro romance, Os Malaquias (2010), ganhou o Prêmio Literário José Saramago.
 
Formado em Jornalismo pela UFRGS, Carlos André Moreira possui mestrado em Letras, pela mesma instituição. Venceu o Prêmio ARI de Webjornalismo, em 2013, com o webdocumentário Fichados no DOPS no RS. Em 2009, conquistou o Prêmio Açorianos pelo blog jornalístico Mundo Livro, especializado em literatura. Crítico literário, mantém o canal Meu Mundo Livro no YouTube, onde analisa e compartilha tudo sobre os prazeres da leitura.
 
Clube de Leitura está em seu quarto ano de atividades oferecendo aulas e discussões sobre as mais variadas obras da literatura mundial. As últimas edições contaram com o cineasta, jornalista e escritor Carlos Gerbase abordando o livro Máquinas como eu, de Ian McEwan; com a professora de Literatura Kathrin Rosenfield apresentando Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa; e com o professor de Letras Altair Martins discutindo As Meninas, de Lygia Fagundes Telles. Essas e outras aulas anteriores estão disponíveis no canal do YouTube do Instituto Ling.
 
A atividade é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.
 
SERVIÇO – LITERATURA – EVENTO ONLINE
Clube de Leitura
Carlos André Moreira apresenta o livro A Pediatra, de Andréa Del Fuego
Dia 25 de outubro, segunda-feira, às 19h
Gratuito, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural)
Para receber o link direto da atividade e os materiais preparatórios para o encontro, é necessário fazer inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br

A leitura prévia da obra é recomendada, mas não obrigatória
 
Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos
                                                                                                                                          
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE

Crédito da Foto:
Companhia das Letras

PUBLICIDADE