Um Metal por Dia – Tool – Fear Inoculum


Tool – Fear Inoculum

Misturando elementos do rock alternativo e do metal progressivo, sempre de forma bastante pioneira dentro do mundo Heavy Metal, o Tool conquistou um imenso prestígio no circuito norte-americano.

A banda, liderada pelo excêntrico vocalista Maynard James Keenan, passou a última década em stand-by – período em que os seus integrantes puderam se dedicar a outros projetos, como o supergrupo a Perfect Circle.

Depois de um longo hiato, o quinto disco dos caras, chamado “Fear Inoculum“, chegou às plataformas de streaming em agosto de 2019, caindo imediatamente nas graças dos fãs e conquistando duas indicações ao Grammy, assim como o primeiro lugar das paradas da Billboard norte-americana e uma honrosa quarta posição nos charts do Reino Unido.

Toda a boa repercussão foi com razão. Com músicas extensas, todas indo dos dez aos 15 minutos de duração, o trabalho mais recente do Tool tem como sustentação melodias densas, arrastadas e pesadas, numa sequência de sete faixas inegavelmente bem executadas.

Indo de uma melancolia típica do doom a um instrumental moderno e refinado, às vezes até difícil de ser caracterizado, “Fear Inoculum” é uma obra complexa, cheia de detalhes e não recomendada para aqueles que só gostam de um rock mais direto.

A faixa-título, “Invencible” (talvez a melhor composição do registro) e “7empest” conseguem colocar o ouvinte dentro de uma verdadeira experiência sonora, numa viagem difícil de ser superada.





Sobre o autor