Drowned – Bonegrinder (Um Metal por Dia)

Conheço o Drowned desde 2000, quando recebi a demo “Where Dark And Light Divide“, ainda no formato k7, para resenhá-la.
O trabalho, apesar de contar com apenas três faixas e pouco menos de dez minutos, conseguiu mostrar todo o talento do grupo mineiro, que dava os primeiros passos para se tornar uma das referências do nosso Thrash Metal.
Em um contexto de certa proximidade, guardo até hoje com carinho o repertório de “Bonegrinder“, justamente por ser um disco que só ampliou aquele excelente trabalho que os caras estavam fazendo na época. Lançado em 2001 pela Cogumelo Records, o álbum de estreia do Drowned é direto, coeso e pesado, em que a versatilidade do vocalista Fernando Lima e as linhas de guitarra da dupla Marcos Amorim e Rafael Porto se destacam bastante.
Com quase uma hora de duração, “Bonegrinder” compila 22 faixas (!!!), todas composições certeiras, em que o quinteto deixa transpirar velocidade e agressividade.
“Whos Is The King“, “Spiritual Force To Kill“, “Words From The Pit“, “Learn To Obey” e a trabalhada “Where Dark And Light Divide” enchem os ouvidos e deixam mais do que claro toda a potência da banda.
E o que eu escrevi há 20 anos, quem diria, realmente se concretizou: o grupo arrebentou não só no brasil, também fora do país.