Led Zeppelin – Led Zeppelin II (Um Metal por Dia)

“Led Zeppelin II“, mesmo sem contar com os dois maiores hits da icônica banda britânica (“Rock And Roll” e “Stairway To Heaven“), é um dos discos mais influentes da história do rock.
O segundo trabalho de estúdio do Led Zeppelin, lançado em 1969, reúne as primeiras experimentações que o grupo faria entre o rock, a música folk e o blues, agregando riffs de guitarra a um gênero que começava a ganhar peso e se aproximar do que, mais tarde, ficaria conhecido como Heavy Metal.
Robert Plant, Jimmy Page, John Bonham e John Paul Jones são todos responsáveis pela invejável coleção de nove composições que fizeram de “Led Zeppelin II” um sucesso de vendas, chegando ao topo de diversas paradas mundo afora, e sendo incluído na lista dos 100 melhores álbuns de todos os tempos, de acordo com a revista norte-americana Rolling Stone.
As linhas de guitarra e o refrão pegajoso de “Whole Lotta Love“, assim como as variações rítmicas imprevisíveis de “What Is And What Should Never Be” e da instrumental “Moby Dick“, são alguns dos melhores momentos do disco, que ainda conta com a força de “Thank You“, “The Lemon Song“, “Heartbreaker” e da belíssima “Ramble On“, com um show à parte de Robert Plant no vocal.
Incontestável, imprescindível e transgressor. E olha quem “Led Zeppelin II” precisou vencer antes de chegar ao número 1 do reino unido, naquele mesmo ano: “Abbey Road“, dos Beatles; “Tommy“, do The Who; e “Let It Bleed“, dos Rolling Stones. O páreo foi duríssimo.