O musical “Borboleta, Voa!”, protagonizado por crianças e jovens com autismo, acontece dia 17/10

De forma remota, o musical reúne crianças e jovens que integram o projeto Uma Sinfonia Diferente RS, e será apresentado nas redes do projeto

O dia 17/10 reserva uma grata surpresa aos participantes, pais e responsáveis, terapeutas e público em geral.

Nesse dia acontece o encerramento de um projeto fundamental que envolveu as famílias de jovens e crianças com autismo ao longo do ano, e que irão agora se apresentar em um musical.

PUBLICIDADE

Uma Sinfonia Diferente RS é o nome do projeto e “Borboleta, Voa!” o nome do musical que acontece dia 17/10, às 19h, na página do Facebook (https://www.facebook.com/sinfoniadiferenters).

A apresentação marca o encerramento do processo terapêutico que acolheu aproximadamente cinquenta famílias em formato remoto para sessões semanais de musicoterapia desde fevereiro de 2021.

Esse momento é muito esperado pois ele traz para o grande público o resultado de um rico processo e mostra a face cultural do projeto. É o momento de celebração de todo o desenvolvimento, trocas, interações e realizações que as crianças, os jovens e as famílias tiveram, juntamente com a equipe terapêutica e voluntários”, ressalta Graziela Pires – coordenadora e musicoterapeuta responsável.

PUBLICIDADE

Em formato de Live, “Borboleta, Voa!” contará com a participação das famílias que estiveram reunidas com a equipe terapêutica e os voluntários entre agosto e setembro, e realizaram as gravações no salão nobre da CDL-NH, seguindo os protocolos e um cronograma rígido para que não houvesse aglomeração.

Essas imagens vão ao ar enquanto a banda, formada por músicos profissionais voluntários, apresenta o repertório de canções escolhidas para esta edição. Dentre as canções, algumas de autoria da musicoterapeuta Graziela Pires (50 Tons de Pretas), e outras conhecidas do público como “Borboleta”, de Zélia Duncan, e “Voa”, da 50 Tons de Pretas. A direção musical do espetáculo é de Dejeane Arruée (50 Tons de Pretas).

Os participantes desta edição pertencem a nove cidades diferentes e tem idades entre 02 a 25 anos. A diversidade dentro do espectro do autismo poderá ser vista.

PUBLICIDADE

Esse momento de levar uma sessão pública e artística para a comunidade é parte essencial de nosso trabalho, que tem por compromisso levar informação e conhecimento para a comunidade a respeito do autismo”, destaca a voluntária Patrícia Scossi, Coordenadora do Teatro Feevale, palco que recebeu a primeira edição do Projeto.

Borboleta” e “Voa” são canções que marcaram as sessões e por isso entraram para a lista de repertório do musical deste ano. “A banda trará arranjos que não descaracterizem as músicas, mas que acrescentem sonoridades e resultem na beleza da simplicidade de cada canção, pensadas exclusivamente para o desenvolvimento dos participantes nas sessões”, aponta Dejeane Arruée.

A equipe promete ainda algumas surpresas e momentos para relembrar a caminhada desta terceira edição, que contou com Financiamento do FAC Pró-Cultura RS e parceiros. O projeto, inédito no RS, conta com equipe de voluntários totalizando mais de 60 profissionais e estudantes. Atendeu em 2019 mais de 30 crianças e jovens com autismo e suas respectivas famílias de forma presencial. Em 2020, data que marca o início da COVID -19, atendeu mais de 40 famílias de forma remota, contando apenas com recursos próprios e, em 2021, segue de forma remota com quase 50 famílias.

PUBLICIDADE

E tem mais boas novas! A quarta edição já está sendo preparada com o patrocínio da Natura Musical, e será em formato híbrido.

Uma Sinfonia Diferente RS segue se adaptando ao novo contexto, sem perder o foco de desenvolver as crianças e jovens com autismo através das sessões de musicoterapia. Pioneiro e único no Estado, já faz parte da agenda cultural e de inclusão da Região Metropolitana e Vale do Sinos. Um projeto que possibilita acesso a musicoterapia, acolhe as crianças e suas famílias, oferece informação e ações culturais e inclusivas para comunidade, e amplia os horizontes dos participantes, da equipe interdisciplinar, dos voluntários e da sociedade.

FICHA TÉCNICA

PUBLICIDADE

Imagens: Rubia Zelina (fotógrafa)
Equipe técnica multidisciplinar: Uma Sinfonia Diferente RS
Coordenação geral e musicoterapeuta responsável: Graziela Pires – Musicoterapeuta e Especialista em Autismo, Mestranda em Saúde Coletiva pela UFRGS
Coordenação de grupo de voluntários e Direção musical: Dejeane Arruée – Licenciada em Música, cantora e multi-instrumentista
Coordenação do grupo de pais: Mara Ritter – Mestre em Psicologia e Nutricionista
Coordenação do grupo de pesquisa e Co-terapeuta: Marylea Vargas – Profa. Dra, Psicóloga e Musicoterapeuta
Apoio e suporte técnico e terapêutico: Simone Steyer – Profa. Dra. em Psicologia especialista em TEA; Jaqueline Zuccari – Fonoaudióloga especialista em TEA; Paula Michaelsen Graf – Licenciada em Música, multi instrumentista; Ana Carolina de Campos – Pedagoga, Mestrando em Educação. Integrante da equipe da AMAV – Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Viamão (RS)
Consultoria e assessoria: Patrícia Scossi – Jornalista e Gestora Cultural
Administrativo: Ilana Marques – Produtora Cultural; Selenir Kronbauer – Profa. Mestre em teologia
Supervisão: Isabela Dantas- Psicóloga responsável pela Supervisão Geral

PARCEIROS

CDL NH,  Master Hotéis, Cia de solos & bem acompanhados, Lual eventos, Faculdade IENH, AMAV, AMA – NH, Palácio da música, Unicred Vale dos sinos, Q10 saúde, SESC fecomércio Viamão, 44 Office, Curto Arte, Terra Amada, Tempo e Som, Divina Cria, Ibis hotéis Novo Hamburgo, Fiel Produtora, Leandro Selister, Fotógrafa Rubia Zelina, Vídeo maker Vinicius Martins,Rita D´libra, Rádios: União FM, FM Cultura, Alegria, Univates, Consonar, Banco de alimentos, TVE e 50 Tons de Pretas.

PUBLICIDADE

Banda (músicos voluntários)

Andréia Steinmetz (voz), Luiz Dallastra (acordeon), Vicente Raul Lenz (sax), William Borba (guitarra), Xande Santos (guitarra, teclados), Lucky Alves (baterista e voz), Graziela Pires (voz), Dejeane Arruée (voz e trombone), Paula Michaelsen (voz)

Confira as apresentações dos anos anteriores:

PUBLICIDADE

2019: https://youtu.be/XtGjMN_7T3U

2020: https://youtu.be/mvOK4e8CMZE

Musical 2019 na íntegra: https://youtu.be/LdVL3Pu6rkc

PUBLICIDADE


BORBOLETA, VOA!

O que: Musical que encerra o projeto Uma Sinfonia Diferente RS – Edição 2021

Quando: Dia 17 de outubro, às 19h

PUBLICIDADE

Onde: Facebook do projeto https://www.facebook.com/sinfoniadiferenters

Realização: Pretas Produções

Financiamento: Pró-Cultura RS/ FAC – Fundo de Apoio a Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul

PUBLICIDADE

Supervisão: Instituto Steinkopf

Assessoria de imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

Foto:
Rubia Zelina

PUBLICIDADE