Eduardo Pitta lança o álbum Cartas ao Jogo dia 22/10

O artista celebra seu novo momento musical e antecipa no dia 15 de outubro o videoclipe e single da música Cartas ao Jogo, que dá nome ao disco

Qual o tempo de um sonho? E quanto tempo você dedica ao que ama de verdade? Com essas reflexões sobre as medidas do tempo, o cantor, compositor e produtor Eduardo Pitta dedicou-se ao novo trabalho, gestado em meio à pandemia da COVID-19 e produzido inteiramente em casa.

O disco terá lançamento dia 22/10 nas plataformas digitais e uma semana antes, no dia 15/10, o single e videoclipe da música Cartas ao Jogo, também título do disco, antecipam o dedicado e profundo trabalho do álbum.

As participações especiais são peças fundamentais nesse trabalho sensível que divide as águas do compositor. Elas unem diferentes gerações e estilos e ressaltam amizades musicais e influências que marcam a pluralidade do artista que se põe à prova a cada novo trabalho. Um dos nomes mais importantes da música produzida no sul do Brasil, Nelson Coelho de Castro, interpretou ao lado de Pitta a marcha-rancho “Eu deixo Você Ir“, uma parceira de Pitta e Esdras Bedai.

Nelson Coelho de Castro com sua elegância e timbre grave, trouxe um ar de antigos carnavais, de um Brasil saudoso, mas que é possível neste disco.

Bibiana Petek faz um contraponto. Ela é puro balanço e jovialidade. A faixa escolhida para sua participação foi “Toda Sorte“, de Pitta, Sissi Abreu e Marcus Lopes. Com ares de hit, a música lembra o início da estrada do cantor, quando bombava nas boates do RS com a banda Se Ativa.

As composições também transcendem o tempo em sua carreira. Muitas delas datam de quase vinte anos atrás. Uma linha do tempo imaginária que traça a busca da identidade, aceitação e verdade quando se refere ao seu momento.

Aqui se encaixam as parcerias já conhecidas de trabalhos anteriores: o pernambucano Esdras Bedai, o baiano Alexandre Mello e o gaúcho Duda Fortuna, antigos e queridos parceiros. Também reaparecem Maurício Coringa, Max Martins (Mano Sá), Sissi Abreu e Marcus Lopes.

A novidade vem na faixa “O Bonde da História“, samba de breque que Pitta compôs ao lado de Tonho Crocco (Ultramen). A versão de Tonho está gravada em seu disco “Das Galáxias” e agora é a vez de Pitta interpretar ao seu estilo.

No ponto de partida não há um único estilo musical, uma fatia de mercado. Há o universo múltiplo da canção brasileira. Pura, simples e sincera. A seu modo, ela nasce com estilo próprio, não de caso pensado. Se vem num samba ou numa valsa, não mexo, apenas a deixo vir”, reflete Pitta.

Muitas das doze composições do disco estavam há tempos em meu baú, algumas com quase 20 anos, outras bem mais jovens. Quase todas parcerias com outros compositores. Tem samba de roda, de breque, de pagode. Marcha-rancho, rockzinho, ijexá, xote, samba rock, bolero, caipira, blues com bossa nova. Componho tudo que me emociona, sem pensar de onde vem nem para onde vai. Nesse baú ainda tem muita coisa que, com mais tranquilidade, encontra caminho para ser mostrado em próximos trabalhos. Por isso considero o Cartas quase como um primeiro disco, um recomeço. Quem não recomeçou a vida depois da Covid 19? Eu sim…” complementa.

A mixagem e masterização é assinada pelo guitarrista e engenheiro de som gaúcho Ciro Moreau. A arte gráfica do projeto, utilizando a caligrafia do cantor e com inspiração também nas cartas de baralho, tem ilustrações originais e concepção da artista gráfica Paulinha Suzuki. As fotos de divulgação são de Edson Filho e produção de moda de Roberta Ahons. Um trabalho que enlaça parcerias únicas e traz no meio do caos da pandemia o respiro da arte em sua forma mais potente e profunda.

Sobre o single e videoclipe

O single vem com participações super especiais de Duda Fortuna (co-autor da música e que também gravou de casa em Porto Alegre) e Alex Rossi (gaita harmônica, gravada de sua casa em Amsterdã).

O videoclipe não podia ser diferente. Também feito em casa, com direção de Mau Saldanha e idealizado por Sabrina Guzzon, mostra diferentes gerações jogando cartas. Um jogo que passa de geração em geração, sempre ocupando o tempo de um jeito íntimo e construindo boas recordações. O lançamento será no dia 15/10 em todas as plataformas digitais e ao vivo no YouTube do artista.  

Sobre Eduardo Pitta

Eduardo Pitta é um artista múltiplo. Começou sua carreira em Porto Alegre como cantor e cavaquinista da banda “Se Ativa!“, que teve forte projeção na cena do samba e pagode no sul do país. Morou em São Paulo e Rio de Janeiro, desenvolvendo parcerias de composição de diversas vertentes, estudando música e se apresentando ao vivo constantemente. Tem em seu currículo vasta experiência em palcos. Participou de grandes festivais, como o “Planeta Atlântida“, abriu shows para artistas como Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Julieta Venegas e Seu Jorge e também se apresentou em palcos na Europa.

Suas composições, tem sido gravadas por outros artistas de destaque, como Tonho Crocco e a cantora Anaadi. O álbum “Noturno” de Anaadi, vencedor do prêmio Grammy Latino na categoria melhor disco pop em língua portuguesa em 2018, tem quatro co-autorias de Pitta.

Como intérprete gravou Se Assoprar Posso Acender de Novo, álbum que reuniu músicas inéditas de Adoniran Barbosa nas vozes de grandes artistas da MPB, como Ney Matogrosso, Fernanda Takai, Criolo e Kiko Zambianchi. Seu novo álbum, Cartas ao Jogotem doze faixas autorais.  

Eduardo Pitta é também locutor, dublador e mestre de cerimônias. Atualmente ministra uma oficina que criou para pequenos grupos em empresas chamada “Desenvolvimento humano através da voz”.  Também compõe, ao lado do filósofo e professor Guto Niche, um projeto que funde educação e música.

Eduardo Pitta em números:

  • 23 anos de carreira
  • 07 álbuns
  • 05 singles
  • 45 composições gravadas
  • 16 composições gravadas por outros artistas
  • Mais de 1500 shows realizados
  • Mais de 200 músicas compostas

SERVIÇO

CARTAS AO JOGO

Lançamento do disco
22 de outubro de 2021
Nas plataformas digitais

Single e videoclipe da música Cartas ao Jogo
15 de outubro nas plataformas digitais e canal de YouTube do artista

Mais informações nas redes do artista:

Assessoria de imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

Foto:
Edson Filho


Sobre o autor