

O canto guarani se funde à diversidade musical latina num diálogo sonoro que cria rotas e aponta caminhos para um amanhã diverso e inclusivo
O projeto Sementes da Retomada tem por objeto a gravação de um EP e de um documentário que terão como artistas principais o Coral Araí Ovy, formado pelas crianças da retomada Mbya-Guarani Tekoa Ka’aguy Porã (mata sagrada) de Maquiné (RS), com o acompanhamento instrumental do Conjunto Musical La Digna Rabia.
O EP trará seis faixas, todas de autoria do coral e músicos guaranis, sendo cinco delas cantadas e uma instrumental.
O documentário apresentará os registros realizados ao longo de todo o processo de produção desse material, o que envolverá desde os encontros para ensaios e preparação dos arranjos até a gravação propriamente dita.
Todas essas etapas terão como local de realização a própria comunidade, localizada no km 5 da RS-484, em meio a um exuberante cenário de mata atlântica. Assim, o documentário também buscará apresentar ao público os diferentes aspectos do ñandé rekó, o modo de vida guarani, e sua importância para um momento em que refletimos sobre modos de vida social e ambientalmente harmônicos.
A intenção do projeto é apresentar possibilidades de diálogo intercultural entre as diferentes sonoridades trazidas pelos participantes, propondo assim um produto no qual o patrimônio cultural guarani ganhe uma roupagem contemporânea e em sintonia com as mestiçagens sonoras que marcam a cena musical atual.
Para isso foi formada equipe que conta com a participação de produtores com larga trajetória no campo das experimentações sonoras, assim como o suporte instrumental de uma banda que construiu sua trajetória incorporando diferentes gêneros musicais latino-americanos às influências da linguagem musical do rock e derivados, além de uma grande e experiente equipe no campo da produção audiovisual.
Em suma, trata-se de um desafio que se abre para diferentes possibilidades, o que leva ao nome escolhido para o projeto: Sementes da Retomada.



As músicas do EP Sementes da Retomada – Coral Arai Ovy & La Digna Rabia já estão disponíves no Soundcloud:
SOBRE O CORAL ARAÍ OVY



O Coral Araí Ovy é o coral da Retomada Mbya-Guarani Teoka Ka´aguy Porã (mata sagrada), localizada no KM 5 da RS-484, em Maquiné – RS. É formado por 15 pessoas, entre músicos, vozes e dança. É coordenado por Romario Werá Xunun que também é compositor da maior parte das canções apresentadas pelo grupo.
Em 2021, completou três anos de existência, junto com a Retomada que celebrou quatro anos no dia 27 de janeiro.
“A música é a forma de apresentar nossa cultura, nosso lugar, nossa mata sagrada. A música fortalece nossa luta!” – Romario Werá Xunun.
O Coral é formada por:
Alexandro | Wera Xunu
Andreia | Jaxuka Poty
Cleiton | Karaí
Fabiana | Jaxuka Mirim
Gabriel | Karai Tataendy
Iedison | Kuaray Mirĩ
Jonata | Wera Mirĩ
Josiel | Kuaray
Larissa | Para
Madisson | Kuaray Mirĩ
Mailson | Karai Tataendy
Volmir | Wera Mimbi
Maestro e Compositor: Romário Werá Xunun
Apoio e Coordenação: André Benites e Eliana Benites
SOBRE O CONJUNTO MUSICAL LA DIGNA RABIA



Criado em 2010 com a intenção de ser uma banda cover de rock cantado em espanhol, o Conjunto Musical La Digna Rabia foi, ano a ano, incorporando novos integrantes e novas sonoridades até chegar à escalação atual que reúne sete músicos e traz a mestiçagem sonora como marca distintiva.
Nessa trajetória, lançaram três EPs – La Digna Rabia (2012), Conexión Chiapas (2013) e Ni Olvido, Ni Perdón (2018) – e um CD intitulado “Conjunto Musical La Digna Rabia y el Increíble Baile Calavera” (2016).
Também em 2018 foi lançado o EP “La Digna Saudade”, projeto de remixes eletrônicos junto com o duo argentino Saudades de Cumbia.
Já estiveram no palco dos principais festivais do Rio Grande do Sul – Morrostock (2012 e 2014) e Pira Rural (2016, 2018 e 2019), e em 2017 foram a atração de encerramento do Projeto Som no Salão, da UFRGS, num show histórico que contou com a participação da Bateria da Escola de Samba Estado Maior da Restinga.
Além de terem passado por alguns dos principais palcos da capital gaúcha, são presença constante em manifestações callejeras e ocupações, colocando sua música em apoio aos movimentos sociais.
A banda é formada por:
Marcelo Argenta (voz/ teclado/synth)
Pietro Duarte (sax)
Gabriel Luzzi (trompete)
Hiro Okido (guitarra)
Igor Symanski Rey Gil (baixo)
Tavinho (percussão)
Artistas Convidados
Diego Schutz (teclado)
Luciel Izumi (charango)
Zé Darcy (bateria)
Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site oficial http://sementesdaretomada.com.br assim como em suas redes sociais, Facebook, Instagram e YouTube.
Assessoria de Imprensa:
Patuá Conteúdo Criativo