Está no ar o EP “Sementes da Retomada” com o Coral Arai Ovy & La Digna Rabia

O canto guarani se funde à diversidade musical latina num diálogo sonoro que cria rotas e aponta caminhos para um amanhã diverso e inclusivo

O projeto Sementes da Retomada tem por objeto a gravação de um EP e de um documentário que terão como artistas principais o Coral Araí Ovy, formado pelas crianças da retomada Mbya-Guarani Tekoa Ka’aguy Porã (mata sagrada) de Maquiné (RS), com o acompanhamento instrumental do Conjunto Musical La Digna Rabia.

O EP trará seis faixas, todas de autoria do coral e músicos guaranis, sendo cinco delas cantadas e uma instrumental.

O documentário apresentará os registros realizados ao longo de todo o processo de produção desse material, o que envolverá desde os encontros para ensaios e preparação dos arranjos até a gravação propriamente dita.

PUBLICIDADE

Todas essas etapas terão como local de realização a própria comunidade, localizada no km 5 da RS-484, em meio a um exuberante cenário de mata atlântica. Assim, o documentário também buscará apresentar ao público os diferentes aspectos do ñandé rekó, o modo de vida guarani, e sua importância para um momento em que refletimos sobre modos de vida social e ambientalmente harmônicos.

A intenção do projeto é apresentar possibilidades de diálogo intercultural entre as diferentes sonoridades trazidas pelos participantes, propondo assim um produto no qual o patrimônio cultural guarani ganhe uma roupagem contemporânea e em sintonia com as mestiçagens sonoras que marcam a cena musical atual.

Para isso foi formada equipe que conta com a participação de produtores com larga trajetória no campo das experimentações sonoras, assim como o suporte instrumental de uma banda que construiu sua trajetória incorporando diferentes gêneros musicais latino-americanos às influências da linguagem musical do rock e derivados, além de uma grande e experiente equipe no campo da produção audiovisual.

PUBLICIDADE

Em suma, trata-se de um desafio que se abre para diferentes possibilidades, o que leva ao nome escolhido para o projeto: Sementes da Retomada.



As músicas do EP Sementes da Retomada – Coral Arai Ovy & La Digna Rabia já estão disponíves no Soundcloud:



SOBRE O CORAL ARAÍ OVY

PUBLICIDADE

Maquiné – Rio Grande do Sul – Brasil. SEMENTES DA RETOMADA. Retomada Mbya-Guarani Tekoá Ka’aguy Porã (mata sagrada). Coral Araí Ovy. Foto: Terramar Imagem e Conteúdo / Sementes da Retomada

Coral Araí Ovy é o coral da Retomada Mbya-Guarani Teoka Ka´aguy Porã (mata sagrada), localizada no KM 5 da RS-484, em Maquiné – RS. É formado por 15 pessoas, entre músicos, vozes e dança. É coordenado por Romario Werá Xunun que também é compositor da maior parte das canções apresentadas pelo grupo.

Em 2021, completou três anos de existência, junto com a Retomada que celebrou quatro anos no dia 27 de janeiro.

“A música é a forma de apresentar nossa cultura, nosso lugar, nossa mata sagrada. A música fortalece nossa luta!” – Romario Werá Xunun.

PUBLICIDADE

O Coral é formada por:

Alexandro | Wera Xunu
Andreia | Jaxuka Poty
Cleiton | Karaí
Fabiana | Jaxuka Mirim
Gabriel | Karai Tataendy
Iedison | Kuaray Mirĩ
Jonata | Wera Mirĩ
Josiel | Kuaray
Larissa | Para
Madisson | Kuaray Mirĩ
Mailson | Karai Tataendy
Volmir | Wera Mimbi

Maestro e Compositor: Romário Werá Xunun

PUBLICIDADE

Apoio e Coordenação: André Benites e Eliana Benites


SOBRE O CONJUNTO MUSICAL LA DIGNA RABIA

Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil. SEMENTES DA RETOMADA. Conjunto Musical La Digna Rabia. Da esquerda para a direita: Gabriel Luzzi, Pietro Duarte, Marcelo Argenta, Igor Symanski, Zé Darcy, Gustavo Gaspar Almeida e Hiro Okido Foto: Terramar Imagem e Conteúdo / Sementes da Retomada

Criado em 2010 com a intenção de ser uma banda cover de rock cantado em espanhol, o Conjunto Musical La Digna Rabia foi, ano a ano, incorporando novos integrantes e novas sonoridades até chegar à escalação atual que reúne sete músicos e traz a mestiçagem sonora como marca distintiva.

PUBLICIDADE

Nessa trajetória, lançaram três EPs – La Digna Rabia (2012), Conexión Chiapas (2013) e Ni Olvido, Ni Perdón (2018) – e um CD intitulado “Conjunto Musical La Digna Rabia y el Increíble Baile Calavera” (2016).

Também em 2018 foi lançado o EP “La Digna Saudade”, projeto de remixes eletrônicos junto com o duo argentino Saudades de Cumbia.

Já estiveram no palco dos principais festivais do Rio Grande do Sul – Morrostock (2012 e 2014) e Pira Rural (2016, 2018 e 2019), e em 2017 foram a atração de encerramento do Projeto Som no Salão, da UFRGS, num show histórico que contou com a participação da Bateria da Escola de Samba Estado Maior da Restinga.

PUBLICIDADE

Além de terem passado por alguns dos principais palcos da capital gaúcha, são presença constante em manifestações callejeras e ocupações, colocando sua música em apoio aos movimentos sociais.

A banda é formada por:

Marcelo Argenta (voz/ teclado/synth)
Pietro Duarte (sax)
Gabriel Luzzi (trompete)
Hiro Okido (guitarra)
Igor Symanski Rey Gil (baixo)
Tavinho (percussão)

PUBLICIDADE

Artistas Convidados
Diego Schutz (teclado)
Luciel Izumi (charango)
Zé Darcy (bateria)

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site oficial http://sementesdaretomada.com.br assim como em suas redes sociais, Facebook, Instagram e YouTube.

Assessoria de Imprensa:
Patuá Conteúdo Criativo

PUBLICIDADE