Lynyrd Skynyrd – Pronounced ‘Lĕh-‘nérd ‘Skin-‘nérd (Um Metal por Dia)

Lynyrd Skynyrd – Pronounced ‘Lĕh-‘nérd ‘Skin-‘nérd

Assisti, há alguns dias, ao filme “Street Survivors: The True Story of the Lynyrd Skynyrd Plane Crash“, que conta a história do fatídico acidente aéreo ocorrido com a banda, em 1977.

A película, concebida pelo ex-baterista (e sobrevivente) Artimus Pyle, não teve o aval do grupo, que até tentou proibi-la, e é muito mal construída, com um roteiro fútil e de pouca profundidade. Para além da decepção cinematográfica, a discografia do Lynyrd Skynyrd tem grandes momentos e serviu de inspiração para várias gerações que vieram depois, do Metallica ao Black Label Society.

A obra de estreia dos caras, com o improvável título “(Pronounced Leh-Nerd Skin-Nerd)”, saiu em 1973 e ganhou versões remasterizadas, recheadas com faixas bônus, ao longo do tempo.

A sonoridade Southern Rock, aliada ao transgressor line-up com três guitarristas, fizeram toda a diferença (e muito sucesso). com letras bem boladas, melodias simples e complexas, o Lynyrd Skynyrd tinha na figura mística de Ronnie Van Zant a sua principal referência.

I Ain’t The One“, “Tuesday’s Gone“, “Gimme Three Steps“, “Simple Man” e a sensacional “Free Bird” já ultrapassaram a barreira do tempo e são hoje um patrimônio do Classic Rock mundial.

Obrigatório até mesmo para o Headbanger mais extremo.





Sobre o autor