Festival Isolamento Music Lab: inscrições abertas

Tico Santta CruzBibiana Petek e Nando Endres serão os produtores musicais do Festival Isolamento Music Lab

As músicas que muitos artistas gaúchos criaram durante a pandemia e o isolamento social começam a ganhar vida a partir deste mês de setembro.

Sabe aquela letra, composição e melodia que só circula entre os amigos ou ainda não foi para o mundo? Essa mesmo! O Festival Isolamento Music Lab entra em cena com o desejo de selecionar e impulsionar a carreira de 20 artistas ou bandas do Estado Rio Grande do Sul. A ideia principal do ISLMNT MUSIC LAB 2021 é oferecer, gratuitamente através de encontros online, workshops de mentoria e proporcionar aos artistas uma visão de pontos importantes, que contribuam com a carreira dos artistas no dia a dia. Além disso, o objetivo é dar um up na carreira dos selecionados. A curadoria do Festival Isolamento Music Lab é assinada por Edu Santos.

primeiro passo para participar do Festival Isolamento Music Lab é realizar a inscrição, que acontece de 1º a 22 de setembro de 2021. Basta enviar uma apresentação musical através de um vídeo de YouTube (não listado) e preencher o formulário disponível pelo link da bio do instagram do Isolamento Festival @isolamentofestival e Dado Bier @dado_bier. A música deve ter duração de até 3 minutos e meio e deve ser inédita.

PUBLICIDADE

Os artistas com apresentações individuais ou banda (com dois ou mais integrantes) escolhem apenas um dos dois segmentos musicais para fazer a inscrição: Praiano – gêneros da Surf Music, Indie Surf, Reggae e Pop, ou Urbano – gêneros do Folk, Pop Rock, Indie Pop, Acústico, Rap e Trap, e enviam um vídeo tocando uma música autoral inédita e não editada. Somente serão aceitas inscrições de músicos ou bandas gaúchas e residentes no estado do Rio Grande do Sul. Cada proponente pode enviar apenas um vídeo, e no ato da inscrição deve ser informado: o título, a letra e o nome artístico, além do nome completo, CPF e RG de todos os integrantes.

Todos os integrantes devem ser maiores de 18 anos. Mais informações sobre as inscrições e regulamento em: https://lkt.bio/isolamentofestival e dúvidas devem ser encaminhadas para o email [email protected]

Todas as propostas musicais submetidas ao ISLMNT MUSIC LAB 2021 são avaliadas por uma curadoria integrante da Comissão Organizadora do evento, que verificará se os participantes cumprem todas as orientações do regulamento oficial e selecionará as 20 melhores propostas que irão para a fase eliminatória, com base nos seguintes critérios: originalidade, letra e melodia.

PUBLICIDADE

segundo passo é cruzar os dedos e torcer para que o dia 1º de outubro chegue logo com a publicação da lista dos 20 selecionados. Aqui o bicho vai pegar! Já na semana de 04 a 08 de outubro, à noite, os selecionados terão a oportunidade de participar de aulas e workshops online com mentores, especialmente, convidados. Esses vão abordar temáticas que dizem respeito aos pontos importantes da carreira de quem faz música hoje.

Tico Santta CruzBibiana Petek e Nando Endres serão os responsáveis por toda a produção musical do Festival e durante a mentoria vão estar interagindo com os selecionados sobre as temáticas musicais; Edu Santos põe na roda a importância de um label; Danielli Corrêa apresenta como se relacionar com o direito autoral já no início da carreira; Claudia Palma traz o mundo da estratégia digital para dentro da música e da vida de quem faz música, e Ana Paula Silveira aponta os caminhos das assessoria de imprensa nos diferentes tipos de veículos de comunicação.

Após a fase de mentorias, o terceiro passo é os 20 selecionados aprimorarem as músicas com base nos resultados dos trabalhos desenvolvidos nos workshops no período de 08 a 13 de outubro. As músicas serão analisadas pelos juízes que escolherão quatro artistas ou bandas para serem produzidas nos estúdios da Loop Reclame em Porto Alegre. Esses quatro finalistas ganharão a produção completa de um single e serão conhecidos a partir do dia 14 de outubro. Levarão na mochila para a vida:

PUBLICIDADE

● Um single que será produzido, gravado, mixado e masterizado nos estúdios da Loop Reclame em Porto Alegre e distribuído e editado pela Loop Discos no EP “Isolamento – Music Lab, vol.01;

● Lançamento de um single no EP Isolamento LAb Vol.1, pela Loop Discos, que será distribuído nas plataformas de música online: Itunes, Apple Music, Amazon, Pandora, Spotify, YouTube, Deezer, Raphsody e Shazan;

● Um videoclipe da música realizado no estúdio da Loop Reclame e produzido pela Camino Filmes. Todo o processo de gravação da música será documentado e disponibilizado no Instagram e YouTube dos artistas ou banda, e também das empresas envolvidas no projeto;

PUBLICIDADE

● Plano de mídia digital para divulgação do EP pelo Estúdio MA;

● Assessoria de imprensa para o Lançamento do Single, no EP Isolamento Lab Vol.1 assinada por Ana Paula Silveira;

● Um ensaio fotográfico com o fotógrafo Raul Krebs;

PUBLICIDADE

● Um cachê artístico para custos da banda no projeto de 2 mil e 500 reais.

PUBLICIDADE

Claudia Palma I Mentoria Estratégia Digital

Segunda, dia 04 de outubro

Doutora em Design, mestre em comunicação social Relações Públicas e fotógrafa. Desenvolve projetos transmídia e estratégias de comunicação para a indústria e varejo. É integrante do GPDEICS Grupo de pesquisa Design Estratégico: Inovação Cultural e Social da UNISINOS e do Laboratório de Design Estratégico Seeding Lab. Lidera o Estúdio MA, empresa de pesquisa, branding e conteúdo.

PUBLICIDADE

Danielli Correa I Mentoria Direito Autoral

Terça, dia 05 de outubro

Gerente da filial UBC de Porto Alegre. Implantou a filial na capital, em 2006, que atende mais de 4 mil artistas da região sul. É formada em Comunicação Social com ênfase em Marketing na ESPM e possui especialização em Propriedade Intelectual e Direitos Autorais pelo INPI e curso sobre COPYRIGHT na CISAC.

PUBLICIDADE

Ana Paula Silveira I Mentoria Assessoria e relação com a Imprensa

Quarta, dia 06 de outubro

Tem larga experiência em gestão e consultoria de comunicação e negócios. Atuou como produtora executiva na Warner Music Brasil e na Rede Atlântida.  Ultrapassa mais de 1.500 espetáculos comunicados para artistas como: Iron Maiden, Phil Collins, Paul McCartney, Gilberto Gil e Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Quidam – Cirque du Soleil. Ao longo de 10 anos, foi responsável pela assessoria de imprensa do Festival Planeta Atlântida – RS e SC. Projetos recentes em formato streaming: Festival Isolamento Acústico e Festival Arte Salva (2020 e 2021). Próximos: Nenhum de Nós: 35 anos e ZéVitor. É doutoranda e mestra em Design Estratégico, pesquisa na área de inovação cultural e social, além de fazer parte do Grupo de Pesquisa Design Estratégico: Inovação Cultural e Social e do Seeding Lab – Unisinos. Jornalista de formação pela Famecos PUC-RS.

PUBLICIDADE

Edu Santos I Mentoria Importância de um “Label”

Quinta, 07 de outubro

Edu Santos é o sócio co-fundador da produtora brasileira Loop Reclame e diretor artístico do selo e editora Loop Discos, que no último ano cresceu em 200% o número de catálogo de artistas. É DJ, curador de festivais, como Pepsi Twist Land, radialista com anos de experiência na diretoria de programação e apresentador do programa Local Tracks na maior rede de rádios do sul do Brasil. Edu assina a direção musical da nova série do Youtube Originals com Whindersson Nunes, o segundo maior YouTuber do Brasil. Atualmente, reside em Portugal.

PUBLICIDADE

Tico Santta Cruz | Mentoria e Produção Musical

PUBLICIDADE

Sexta, 08 de outubro

Tico Santta Cruz é líder-fudador do Detonautas Roque Clube, formada em 1997. A banda fez história no rock nacional com músicas como “Quando o sol se for” e “Olhos certos”. Atualmente, eles têm contrato com a Sony Music. Além de compositor, é escritor com quatro livros publicados.

Bibiana Petek | Mentoria e Produção Musical

PUBLICIDADE

Sexta, 08 de outubro

Artista multi-instrumentista, Bibiana está em seu segundo álbum. Produtora musical desde os 16 anos, já foi eleita como revelação no prêmio Deezer, vencedora do EDP live bands e representou o Brasil no festival NOS Alive em Lisboa. Além de produzir seus álbuns, e compor as letras, Bibiana também produziu a banda de rock gaúcha Acústicos e Valvulados entre outras.

Nando Endres | Mentoria e Produção Musical

PUBLICIDADE

Sexta, 08 de outubro

Nando Endres é o baixista e fundador da Comunidade Nin-jitsu que lançou sucessos que ultrapassam gerações como: “Analfabeto”, “Casa do Sol” e “Não aguento mais”. A banda foi criada em 1995 e revolucionou a música, através da mistura de gêneros. Endres também é produtor musical, criador e arranjador de trilhas premiadas dentro e fora do Brasil.

Raul Krebs I Nosso fotógrafo no ISLMNT MUSIC LAB

PUBLICIDADE

Raul Krebs atua em diversas áreas da fotografia. À frente do Estúdio Mutante, recebeu prêmios, incluindo NY Photo Awards, e participou de livros e anuários. Krebs trabalha também com imagem em movimento – é diretor de fotografia em comerciais e clipes, além de codirigir vários trabalhos. Ex-baterista de punk rock, tem na música uma fonte grande de inspiração. E é amplamente reconhecido por seus tratos de artistas e bandas.

Quem faz o Festival Music Lab Acontecer

Loop Discos

PUBLICIDADE

Criada há 8 anos, a Loop Discos impulsiona, planeja, produz, edita e distribui novos artistas. Conta com um casting de mais de 80 artistas e que estão espalhados pelo Brasil, Portugal, Inglaterra, Uruguai, EUA e Moçambique. A Loop Discos desenvolve curadoria para eventos e festivais como: o Pepsi Twist Land e o Festival Latino-americano de Cerveja. Nos últimos dois anos, artistas do label foram vencedores no Festival EDP Live Bands e representaram o Brasil no Festival NOS Alive, um dos maiores da Europa. O selo tem estúdios e produtores em POA, SP e Lisboa.

Camino Filmes

A Camino Filmes é uma produtora audiovisual de filmes, conteúdos culturais, documentários e publicidade. Criada em Porto Alegre, em 2016, a produtora é responsável por gravar uma série de espetáculos no segmento teatral e pela captação de recursos da edição do Festival Isolamento Music Lab.

PUBLICIDADE

Se liga no período das inscrições!

ISOLAMENTO MUSIC LAB – Inscrições abertas

Período: de 1º a 22 de setembro de 2021.

PUBLICIDADE

Formato: enviar um vídeo com a apresentação musical e preencher o formulário disponível no link da bio do instagram do Isolamento Festival @isolamentofestival e Dado Bier @dado_bier  https://lkt.bio/isolamentofestival

Importante: para maiores de 18 anos e residentes no RS.

Entenda o calendário de atividades – estimado

PUBLICIDADE

  • Divulgação dos 20 selecionados: 01 de outubro de 2021
  • Mentorias I Aulas e Workshops online: 04 a 08 de outubro de 2021
  • Divulgação dos 04 selecionados (finalistas): 14 de outubro de 2021
  • Produção das músicas, fotos, planejamento e assessoria de imprensa: de 16 de outubro a 25 de novembro de 2021
  • Lançamento EP: 26 de novembro de 2021

O projeto Isolamento Music Lab teve seu mérito cultural examinado e aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura. Financiamento: Pró-Cultura RS Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Patrocínio: Dado Bier #proculturars #culturaessencial @sedac_rs @cec.rs

Informações para a imprensa:
Ana Paula Silveira
Assessoria de Comunicação
Festival Isolamento Music Lab

PUBLICIDADE