Mini Cine reúne cinco filmes de moda para assistir de graça em casa

O projeto, realizado pelo Instituto Ling com curadoria da LORA, apresenta uma seleção de curtas-metragens que exploram o universo de marcas de luxo como Gucci, Chanel e Prada

A edição deste mês do projeto Mini Cine traz uma seleção de cinco fashion films independentes, que podem ser assistidos no conforto de casa. Escolhidos pela empresa de curadoria e experiência de cinema independente LORA, as obras refletem a excêntrica combinação do savoir-faire do mundo da moda com a potência de criar realidades fílmicas, explorando o universo de marcas de luxo como GucciChanel e Prada. Os curtas-metragens podem ser conferidos gratuitamente até o dia 16 de setembro, mediante inscrição no site www.institutoling.org.br.
 
A seleção cinematográfica inicia com o primeiro episódio da minissérie italiana Ouverture Of Something That Never Ended, do diretor nomeado ao Oscar Gus Van Sant e do diretor de criação da Gucci, Alessandro Michele, mostrando a coleção de outono/inverno 2015 da marca. Depois, o público poderá conferir o filme francês Reincarnation, assinado pelo diretor de moda alemão Karl Lagerfeld e estrelado por Geraldine Chaplin e Cara Delevigne, além de Pharrell Williams, que dá vida a um jovem ascensorista cuja jaqueta do uniforme viria a inspirar a icônica jaqueta Chanel.
 
Já a grife Prada é representada em dois curtas: Castello Cavalcanti, do aclamado diretor americano Wes Anderson, filmado em um set de cinema italiano com ambientação histórica perfeita e atuação de Jason Schwartzmann; e A Therapy, de Roman Polanski, que mostra um terapeuta, interpretado por Ben Kingsley, obcecado pelo casaco Prada de sua paciente, vivida por Helena Bonham Carter.
 
Para finalizar, há ainda o filme chinês Taro Buddha, de Ziming Qin, que retrata a história profundamente pessoal de Yeuqi Qi, designer de moda e de joias apaixonada pela alta costura. Usando miçangas como tecido, ela se baseia em sua herança e tem como objetivo trazer as técnicas artesanais tradicionais chinesas para o cenário internacional.
 
A programação tem realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – CINEMA
Mini Cine | Ciclo de curtas-metragens independentes
Os curtas ficam disponíveis gratuitamente para visualização até o dia 16 de setembro
Para acessar os filmes, é necessário fazer inscrição no site www.institutoling.org.br

 
Ouverture Of Something That Never Ended – Episódio 01 (2020), de Gus Van Sant e Alessandro Michele
Itália| 18:43 min | Livre
Sinopse: O diretor nomeado ao Oscar Gus Van Sant e o diretor de criação da Gucci, Alessandro Michele, estrearam a minissérie de sete episódios que mostra a coleção intitulada Ouverture, com peças da reedição da primeira coleção feminina de Michele para a Gucci (outono/inverno 2015). A série acompanha Silvia Calderoni, uma conhecida dançarina italiana, atriz e DJ, enquanto ela executa suas tarefas diárias.
 
Reincarnation (2014), de Karl Lagerfeld
França | 7:46 min | Livre
Sinopse: Gabrielle Chanel, interpretada pela Geraldine Chaplin, está em férias no subúrbio de Salzburg em 1954, quando encontra em seu hotel um jovem ascensorista, interpretado por Pharrel Williams, cuja jaqueta do uniforme viria a inspirar a icônica jaqueta Chanel.
 
Castello Cavalcanti (2013), de Wes Anderson
EUA e Itália | 7:45 min | Livre
Sinopse: Itália, setembro de 1995. Um piloto de Fórmula Um, interpretado por Jason Schwartzmann, bate seu carro durante uma corrida, acidente que o deixa preso dentro de uma pequena vila. Boas surpresas, porém, surgem em seu caminho.
 
Taro Buddha (2020), de Ziming Qin
China | 9:27 min | Livre
Sinopse: Uma jovem mulher retorna ao interior para o aniversário de sua avó e relembra todas as coisas que ama naquele lugar. Situado na cidade natal da designer Yueqi Qi’s, Kaiping, essa é uma história profundamente pessoal sobre o lugar em que ela passou seus anos de formação. Yeuqi Qi é uma designer de moda e de joias apaixonada pela alta costura. Usando miçangas como tecido, ela se baseia em sua herança e tem como objetivo trazer as técnicas artesanais tradicionais chinesas para o cenário internacional.
 
A Therapy (2012), de Roman Polanski
França | 3:37 min | Livre
Sinopse: Um terapeuta, interpretado por Ben Kingsley, se torna obcecado pelo casaco Prada de sua paciente, interpretada por Helena Bonham Carter.
 
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]
 
Sobra LORA
Atuando como uma empresa de curadoria e experiência de cinema independente, a Lora busca promover o acesso a produções alternativas estrangeiras e nacionais, expondo diferentes histórias e temas a crítica e aprendizado através da expressão audiovisual. A proposta central é expandir a exibição cinematográfica para novos ambientes, ressignificando a experiência do espectador e apresentando uma nova perspectiva de imersão contextual pela janela da tela. Com mais de 25 exibições em ruas, museus, institutos culturais, galerias e escolas, a Lora alinha curadoria a experiência para transcender a percepção cinematográfica.

Informações para a Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE