Iuli Gerbase e Roger Lerina debatem o longa Billy Elliot em live do projeto Meu Filme Favorito

Em bate-papo gratuito promovido pelo Instituto Ling no dia 26 de agosto, a cineasta e o crítico de cinema falam sobre a obra de Stephen Daldry que mostra a paixão pela dança e a liberdade

Roteirista e diretora de A Nuvem Rosa, um dos filmes brasileiros mais esperados da temporada, Iuli Gerbase é a convidada da quinta edição deste ano do projeto Meu Filme Favorito, do Instituto Ling. Em bate-papo com o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina, curador da programação, a cineasta falará sobre uma de suas produções cinematográficas preferidas: o longa-metragem franco-britânico Billy Elliot (2000), de Stephen Daldry, que mostra a paixão de um garoto pela dança e a liberdade.
 
Durante o evento online, o público poderá acompanhar as discussões, interagir com os debatedores e ainda assistir a algumas das principais cenas da obra que foi vencedora de três prêmios, incluindo o de melhor filme no BAFTA e indicado a três categorias no Oscar, em 2001. O encontro virtual será transmitido gratuitamente no dia 26 de agostoquinta-feira, às 19h, pela plataforma Zoom. Para participar, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
O longa conta a história de Billy Elliot (Jamie Bell), um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Forçado pelo pai a treinar boxe, o jovem fica fascinado pela magia do balé, ao descobrir as aulas de dança clássica na mesma academia onde luta. Incentivado por uma professora especial, interpretada por Julie Walters, que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas e se dedicar de corpo e alma à dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade da família.
 
evento acontece na mesma data em que o primeiro longa-metragem de Iuli Gerbase, A Nuvem Rosa, entra em cartaz nas cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. O filme, que estreou no Festival de Sundance, um dos mais importantes do mundo cinematográfico, vem recebendo avaliações positivas da imprensa internacional, sendo um dos maiores destaques do cinema brasileiro no exterior. Profética e muitas vezes assustadora, a obra mostra uma nuvem rosa tóxica que surge em diversos países, forçando todos a ficarem confinados.
 
Além de A Nuvem RosaIuli Gerbase também dirigiu e roteirizou seis curtas, premiados e selecionados para diversos festivais de cinema nacionais e internacionais, como TIFF e Havana Festival. Em 2019, lançou A Pedra, que levou uma Menção Honrosa na competição de curtas brasileiros no Festival de Gramado. A artista é formada em Produção Audiovisual e mestra em Escrita Criativa.
 
Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais.
 
Em encontros mensais com participação de diferentes personalidades culturais do Brasil, o projeto Meu Filme Favorito é destaque na programação cultural do Instituto Ling desde 2018. Durante a pandemia, a atividade foi adaptada para o ambiente virtual, expandindo o seu alcance. A programação tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – CINEMA
Meu Filme Favorito: Billy Elliot (2000), de Stephen Daldry
Bate-papo ao vivo com a cineasta Iuli Gerbase e o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina
Dia 26 de agosto, quinta-feira, às 19h, na plataforma Zoom
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br

 
Para a experiência completa da atividade, o Instituto Ling recomenda que o público assista ao filme, disponível para assinantes do Prime Video e para locação no Google Play Filmes e YouTube.
 
Informações úteis
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Informações para a Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE