Carlos Badia ministra palestras gratuitas sobre criação musical e produção cultural

Em quatro lives realizadas a partir desta sexta-feira, dia 13 de agosto, o músico, escritor e produtor abordará temas como composição, planejamento, criatividade e poesia

O músico, compositor, escritor, produtor e ativador cultural Carlos Badia realizará quatro palestras virtuais e gratuitas para compartilhar sua experiência em criação musical e produção cultural com o público. Os encontros iniciam nesta sexta-feira, dia 13 de agosto, e ocorrem até o fim do mês, transmitidos ao vivo, sempre às 20h, e com tradução em Libras, pelo canal do YouTube (www.youtube.com/c/CarlosbadiaBr) e a página do Facebook (www.facebook.com/carlosbadiaoficial) do artista.

Prestes a lançar seu terceiro disco, VOO, previsto para o fim deste ano, Badia dividirá com os participantes detalhes sobre a concepção e o desenvolvimento do novo trabalho, além de trazer exemplos de vivências em diversas áreas culturais e na curadoria e produção de grandes eventos, como o Poa Jazz Festival e o Bento Jazz & Wine Festival. Na primeira live, o artista falará sobre composição e processos criativos (dia 13). Nas demais, as temáticas serão produção musical e organização criativa (dia 20), produção cultural e planejamento (dia 24) e criatividade, poesia e música (dia 27).

Os bate-papos buscam aproximar artistas, produtores e interessados em aprender sobre esses assuntos, além de capacitar jovens estudantes e novos profissionais. Os encontros virtuais fazem parte do projeto InterLinguagens a partir da Música – Artes Integradas em Rede, que está sendo realizado com recursos da Lei Aldir Blanc. A iniciativa, que tem como ponto de partida o novo álbum de Badia, uniu cerca de 25 profissionais de diferentes áreas criativas com 50 alunos de escolas públicas do Rio Grande do Sul no desenvolvimento do projeto gráfico, os clipes e demais elementos que envolvem a produção e lançamento do CD VOO.

Além das quatro lives com Badia, ainda estão sendo realizadas durante o mês de agosto 11 videoaulas fechadas para alunos da rede pública, que serão acompanhadas por estudantes das redes municipais de ErechimGetúlio Vargas e Ipiranga do Sul, assim como alunos e profissionais da Fundação Municipal de Artes de Montenegro, a Fundarte. As masterclasses incluem uma oficina de design com o artista visual Leo Lage, que capacitará os participantes a partir da sua experiência com a produção de cartazes para filmes, capas de discos, livros e diversos outros trabalhos; e um workshop sobre cinema com a equipe do projeto social Câmera Causa, liderada pelos cineastas e professores Gustavo Spolidoro e Lucas Heitor Beal Sant’Anna, que auxiliarão na produção de clipes para uma ou mais faixas do disco.

O interior do estado do Rio Grande do Sul é um celeiro de talentos. Muitos precisam migrar para a capital buscando mais estrutura para seu desenvolvimento e suas capacitações. E, evidentemente, mais possibilidades para viabilizar seus projetos e trabalhos. É imperioso que cada vez mais possamos capacitar o interior do Estado, seus jovens e antigos artistas, produtores e gestores da Cultura, para que possamos ter nestas cidades o que, ainda hoje, se busca mais na capital do Estado. Estou muito feliz em realizar este projeto na cidade e no entorno de Erechim, onde nasceu meu parceiro neste trabalho, o produtor Mateus Stanisçuaski“, revela Badia.

O projeto InterLinguagens a partir da Música – Artes Integradas em Rede está sendo executado através do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.  O edital é uma produção da MS Produções e o disco tem produção da Experimentais Cria|Cultura.

Mais sobre Carlos Badia
Carlos Badia tem atuado na cena cultural do país desde o final dos anos 80. Por muito tempo, trabalhou em estúdios fazendo trilhas para publicidade, teatro, cinema e animação, mas nunca deixou de compor. Foi um dos fundadores do grupo de jazz Delicatessen, em 2006, conjunto que trouxe reconhecimento nacional e internacional ao trabalho musical de Badia, além de dois Prêmios da Música Brasileira. Após sair da banda, em 2012, passou a se dedicar mais à produção solo, e hoje conta com os já lançados ZEROS e 0+2, destaques entre críticos musicais de todo o país.

Na área literária, lançou em 2016 seu primeiro livro Recortes On-Off Line, que mistura ficção, crônicas e alguma poesia; e, em 2017, Sílabas Ciladas, livro que apresenta sua produção poética. Foi idealizador, curador e realizador do Poa Jazz Festival, evento do qual deixou de fazer parte recentemente para se dedicar à carreira como músico e a outros projetos, como o Bento Jazz & Wine Festival, que teve sua primeira edição online em dezembro de 2020. Também atua como curador de diversos eventos culturais, da música às artes plásticas, tanto em iniciativas próprias como em programações encomendadas por empresas e governos.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE
Palestras virtuais sobre criação musical e produção cultural com Carlos Badia
13 de agosto, sexta-feira, às 20h – Composição e processos criativos
20 de agosto, sexta-feira, às 20h – Produção musical e organização criativa
24 de agosto, terça-feira, às 20h – Produção cultural e planejamento
27 de agosto, sexta-feira, às 20h – Criatividade, poesia e música


Gratuito, com transmissão ao vivo e tradução em Libras
YouTube: www.youtube.com/c/CarlosbadiaBr
Facebook: www.facebook.com/carlosbadiaoficial

Informações para a Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE

Foto:
Agência Conecta

PUBLICIDADE