Concertos Comunitários Zaffari – Especial Dia dos Pais

Um dos espetáculos mais tradicionais do Rio Grande do Sul, Concertos Comunitários Zaffari – Especial Dia dos Pais volta a receber parte do público de forma presencial

No mês de agosto, o formato da apresentação será híbrido: é possível assistir de forma online, através de uma live transmitida pelo Canal do YouTube da Cia Zaffari, e de forma presencial, com a capacidade de público reduzida, conforme permitido no decreto vigente.

No palco, o público poderá apreciar a melodia da Orquestra Theatro São Pedro, com a regência de Evandro Matté e participações de Renato Borghetti, com a gaita, e Clarisse Diefenthäler, como mezzo-soprano. Na apresentação do espetáculo, Tania Carvalho. O evento ocorrerá no dia 8 de agosto, às 18h, no Teatro do Bourbon Country.

Patrocinado pelo Grupo Zaffari desde 1987, os Concertos Comunitários levam música de concerto de forma gratuita às comunidades gaúchas. A iniciativa está focada na visão de que a arte dos grandes mestres da música de concerto e popular têm um grande apelo sobre as pessoas. O maestro Frederico Gerling Jr. imprimiu entusiasmo, amor e alegria aos espetáculos; aspectos que até hoje norteiam as apresentações. Desde 2014, a regência e a direção artística dos concertos são conduzidas pelo maestro Evandro Matté. A série apresenta espetáculos aos mais variados públicos. Alguns deles são temáticos e contam também com solistas nacionais e internacionais.

Ficha técnica

Orquestra Theatro São Pedro

A OTSP foi criada em 1985 e, desde então, tem sido mantida com apoio da iniciativa privada e por um conjunto de associados. Ousadia e busca da excelência são atributos da orquestra, sempre com o compromisso de honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais, a OTSP apresenta anualmente a série de Concertos Theatro São Pedro, série de Concertos Banrisul para Juventude, Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A criatividade e a originalidade sempre estão presentes na programação que conta com solistas de renome nacional e internacional.

Evandro Matté | Regente

Diretor Artístico e Maestro da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), da Orquestra Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música. Seu primeiro contato com a música foi através do trompete, aos 7 anos, atuando como intérprete deste instrumento por 25 anos. Depois de graduar-se em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez especializações na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Foi docente na Universidade de Passo Fundo (UPF) e na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde coordenou o MBA em Gestão Cultural. Atuando como maestro desde 2005, tem dirigido diversas orquestras no Brasil, Argentina, Uruguai, República Tcheca, Croácia, Itália, China, Alemanha e Estados Unidos. Foi o fundador e coordenador do projeto social Vida com Arte, que realiza inclusão social através da música. Possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Por sua contribuição cultural ao desenvolvimento das artes francesas no Brasil, em 2019 foi condecorado pelo Ministère de la Culture da França pela insígnia de Chevalier d l´Ordre des Arts et des Lettres.

RENATO BORGHETTI | Gaita Ponto

Detentor do primeiro Disco de Ouro da música instrumental brasileira, o instrumental de Renato Borghetti costuma entrar nos arquivos de música étnica e até jazz fusion, mesmo tendo na essência ritmos como vanerão, chote, milonga e chamamé. Versátil, as formações musicais que o acompanham alternam entre duos, quartetos, quintetos e sextetos. Com a desenvoltura que abre sua gaita em um salão de baile ou CTG, onde começou, também circula com naturalidade em salas sofisticadas e festivais instrumentais. Renato é frequente atração internacional   em festivais de acordeon – que também pode ser chamado de gaita, fole ou sanfona, dependendo da região brasileira – e já dividiu o palco com mestres, entre eles o italiano Ricardo Tesi, o irlandês Martin O´Connor, o português Artur Fernandes, o espanhol Kepa Junqueira e músicos brasileiros como Oswaldinho do Acordeon, saudosos Dominguinhos e Sivuca, Hermeto Pascoal e tantos outros. Além da agenda exterior, o músico cumpre extensa programação em território nacional, levando a música instrumental gaúcha aos mais diversos cantos do Brasil. 

CLARISSE DIEFENTHÄLER | Canto

Mezzo-soprano bacharel em Música pela UFRGS e radialista da FM Cultura de Porto Alegre, iniciou sua trajetória musical ainda na infância, tendo estudado piano dos 9 aos 16 anos. Desde 2013, tem se aperfeiçoado em masterclasses com importantes nomes da cena lírica, como Homero Velho, Carla Maffioletti, Eiko Senda, Susie Georgiadis, entre outros. Como solista, atuou junto à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Unisinos Anchieta, Orquestra Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da Ulbra, Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul e Sphaera Mundi Orquestra. Em 2017, foi selecionada para a masterclass da Royal Opera House, com David Gowland e André Heller-Lopes, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 2018, destacou-se como participante do renomado programa Prelúdio, da TV Cultura de São Paulo, sendo regida pelo maestro Júlio Medaglia. No mesmo ano, integrou o júri do Prêmio Açorianos de Música de Porto Alegre. Em 2020, assinou a trilha sonora do premiado curta Fragmentos ao Vento: 1945, do diretor Ulisses da Motta. Atualmente, é orientada pelo barítono Carlos Rodriguez.

SERVIÇO

Concertos Comunitários Zaffari | Dia dos Pais | Dia 8 de agosto | Domingo | 18h

Formato híbrido: público presencial e live com transmissão via YouTube do Grupo Zaffari (abertura para público presencial às 17h)
Duração: 70 min.

Retirada de ingressos: Hipermercado Bourbon Country

ATENÇÃO: CAPACIDADE DA CASA REDUZIDA

Ingressos disponíveis de acordo com os protocolos de prevenção a COVID-19

LEI DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: GRUPO ZAFFARI

Planejamento Cultural: OPUS ENTRETENIMENTO

Realização: MULTIARTE, SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO, GOVERNO FEDERAL.

Orquestra Theatro São Pedro

Regência

Evandro Matté

Solistas

Renato Borghetti (Gaita Ponto)

Clarisse Diefenthäler (Canto)

Participação Especial

Daniel Sá (Violão)

PROGRAMA

Vivaldi, Antônio | Abertura “Olimpíada”

Saint-Saëns, Camille | ‘Mon coeur s’ouvre à ta voix’ | Samson et Dalila*

Tchaikovsky, Piotr | Serenata p/ cordas | Valsa

Agustín Lara| Granada*

Bizet, George | La Chanson Bohême | Ópera Carmen****

Piazzolla, Astor | Fuga y Mistério

Monteiro, Gilberto| Milonga para as Missões***

Renato Borghetti e Daniel Sá | Fronteira****

Sixto Rios, Ramon| Merceditas****

Renato Borghetti e Veco Marques | Sétima do Pontal

Geraldo Flach, Alegre Corrêa, Rafael Koeler| Pout Pourri Rancheiras**

Ramires, Guinha| Barra do Ribeiro***

Arranjos:

Douglas Umabel*

Daniel Sá**

Arthur Barbosa***

Alexandre Ostrovski****

Violinos 1

Leonardo Bock, Francisco Coser, Mariana Teneos, Luiz Guilherme Nóbrega,

Elena Romanov

Violinos 2

Geovane Marquetti, Geraldo Moori, Robert Cruz, Marina Silva

Violas

Álvaro Aguirre, Tiago Neske, Naila Domingos

Violoncelos

Milene Aliverti, Douglas Araújo

Contrabaixo

Rafael Figueiredo

Flauta

Henrique Amado

Oboé

Viktória Tatour

Piano

André Carrara

Percussão

Douglas Gutjahr

Administração: Associação Pró-Música de Porto Alegre

Diretoria: Jauro Duarte Von Gehlen, Marcelo

Guerchfeld e Silvio Bento

Direção Artística / Maestro: Evandro Matté

Coordenação Administrativa: Cláudia Ferreira

Regente Assistente: André Munnari

Produção: Clara Santos

Iluminação/Sonorização: André Hanauer de Freitas

Assessoria de Imprensa: Diego da Maia

Design e Publicidade: República das Idéias

Informações para a imprensa:
Agência Cigana

Foto:
Edu Defferrari

Esse post foi publicado em Agência Cigana, Agenda, Cultura, Música e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.