Monique Brito abre a programação de agosto do Mistura Fina mostrando a força da ancestralidade

Referências de samba, soul e ritmos de matriz africana e a exaltando ao feminino e ao afeto marcam o show da cantora e compositora no dia 05/08

O próximo dia 5 de agosto está reservado para a cantora e compositora Monique Brito. No show que apresenta a partir das 18h30min, no projeto Mistura Fina, gravado na Sala de Música do Multipalco do Teatro São Pedro, a artista apresenta, em tom intimista, canções de sua autoria ao lado do pianista Calil Souza. Entre estas, canções como Preto Amor e Filha do Sol (ambas disponíveis nas plataformas de streaming com seus respectivos clipes), Dancei ao Tempo, Nhá Maria, entre outras.

Cantora, compositora, violonista e professora de música, ela demonstrando domínio de seus recursos vocais, conciliando tons agudos, médios e graves com desenvoltura. Além de cantar, ela compõe e arranja suas composições, além de se fazer acompanhar ao violão.

PUBLICIDADE

Monique Brito apresenta uma proposta lítero-musical profundamente ligada ao feminino, aos elementos da natureza e à ancestralidade, a cantora e compositora traz, em sua sonoridade e estética, referências de samba, soul e ritmos de matriz africana, exaltando o feminino e o afeto. O astro-rei, figura central e elemento recorrente em suas letras, tem um papel determinante nos processos internos da artista, conduzindo-a ao entendimento de sua ancestralidade, identidade, pertencimento, negritude.

Como reflexo de seu tempo e deste ecossistema, Monique Brito condensa um universo de informações e influências em sua poética sonora, marcada por diversos elementos da contemporaneidade. Vem se apresentando em importantes palcos do Rio Grande do Sul, deixando sua marca de inegável originalidade.

Sobre a convidada

PUBLICIDADE

Monique Brito nasceu na Bahia, em 1996, e reside em Campo Bom-RS, filha de mãe baiana e pai gaúcho. Aos oito anos ganhou o primeiro violão e desde então nunca mais parou. Na adolescência, veio a busca pela sua identidade, que seria algo muito além da estética vocal: o estreitamento da ligação afetiva com suas origens, enquanto mulher negra e nordestina.

Tem feito shows em eventos e casas de prestígio na Região Metropolitana de Porto Alegre. Em 2018, cantou na Casa de Cultura Mario Quintana, no projeto Casa Expandida; na Virada Sustentável POA 2018 e no Festival de Cinema de Gramado, entre outros. Em 2019, se apresentou na 37ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo. No dia 20 de fevereiro de 2020 lançou o single e os clipes “Preto Amor” e Filha do Sol”, no Café Fon Fon, em Porto Alegre. Em novembro último, “Filha do Sol” foi selecionada para participar do 1° Festival Cinema Negro em Ação, da Secretaria de Estado da Cultura, exibido pela TVE. Ainda em 2020, estreou seu show “Filha do Sol: Ardente”, gravado no palco do CHC Santa Casa. Para 2021, está previsto o lançamento do seu primeiro álbum autoral, produzido de forma independente, que terá direção de Calil Souza.

Sobre o Mistura Fina

PUBLICIDADE

Com realização do Theatro São Pedro, correalização e produção da Primeira Fila Produções, assessoria de imprensa de Silvia Abreu, apoio da Ovni Acessibilidade Universal, financiamento do Pró-Cultura RS e patrocínio da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), o Mistura Fina chega a sua terceira edição, exibindo a pluralidade da produção musical que se destaca no cenário nacional. Iniciado em 2018, o projeto abrigou grandes expressões da música, em shows temperados com arte e alta performance artística que se exibiram no Foyer Nobre do Theatro São Pedro.

Desde abril de 2020, a iniciativa se reinventa e segue em formato virtual pelas redes sociais do projeto. O Mistura Fina conta, desde a primeira edição, com serviço de mediação audiodescrita realizada pela Ovni Acessibilidade Universal.

Rede Social:
Instagram: https://www.instagram.com/monniquebrito/
Facebook: https://facebook.com/moniquebritooficial
YouTube: https://www.youtube.com/MONIQUEBRITO

PUBLICIDADE

SERVIÇO:

Monique Brito no MISTURA FINA
Dia 5 de agosto de 2021, quinta-feira, a partir das 18h30min
Facebook: https://www.facebook.com/misturafinamusica
Gênero: Livre | Classificação etária: Livre

Informações para a imprensa:
Silvia Abreu

PUBLICIDADE

Foto:
Luis Ferreirah

PUBLICIDADE