Os espetáculos da Mostra 10 Gigabytes de História – Vacinas para Corpos Digitais serão apresentados em sequência em julho

O projeto que celebra os 10 anos do Laboratório-Escola de Arte Popular trouxe vivências e saraus e apresenta os espetáculos de repertório, festa e documentário, dias 16, 17, 18, 23 e 25 de julho

A programação da Mostra 10 Gigabytes de História fez jus ao título do projeto e apresentou ao longo de abril e maio uma vacina para corpos digitais, literalmente. Foram dois meses de intensas experiências em propostas inovadoras, como a vivência de escrita, a oficina de teatro performativo, vivências em teatro infantil e dança, sempre com abordagens oxigenadas, lúdicas, e transdisciplinares, como pedem os novos tempos. Para o mês de julho, encerrando o projeto em grade estilo, programou apresentações dos espetáculos de repertório, a festa de encerramento e ainda um documentário sobre todo o processo.

Os espetáculos Zuleka e o Tesouro do Pirata Careca, Atentados: Operação Onde Estão Os Porcos? e Escorre – Performance em Dança, serão apresentados em sequência dias 16, 17 e 18 de julho, sempre às 20h. O curioso é que Atentados envolve o público ao longo de uma semana, pois o mistério que cerca o espetáculo é lançado nas redes e o público é convidado a descobrir os fatos por meio de pistas que o grupo propõe. E ao fim do projeto, nada como uma grande comemoração na festa digital, dia 23 de julho, e o lançamento do documentário sobre o grupo, com lançamento dia 25 de julho.

PUBLICIDADE

A arte se multiplica, afirma e compartilha com o público a sua essência. Tem sido assim com os grupos que ganharam os editais disponíveis: um respiro para os coletivos e para quem pode refletir, vibrar, ser parte desse processo. O Laboratório-Escola de Arte Popular, fundado em 2010 em Canoas, vem plantando essas sementes ao longo de uma década e trouxe pra roda muitas de suas atividades artísticas construídas com afeto e dedicação nessa década. A Mostra 10 Gigabytes de História – Vacinas para Corpos Digitais celebra esse tempo de estrada com o projeto financiado pelo Edital Sedac nº 09/2020 Produções Culturais e Artísticas. ‘Zuleka e o Tesouro do Pirata Careca’, ‘Escorre – Performance em Dança’ e ‘Atentados: Operação Onde Estão Os Porcos?’, serão apresentados em sequência 16, 17 e 18 de julho. E pra encerrar esta linda e diversificada programação artística, uma festa com Djs, performances e muita troca vai rolar dia 23, a partir das 21h.

O Laboratório-Escola de Arte Popular é composto por pessoas de diferentes áreas das artes, da criatividade e da educação: artes visuais, dança, design, história, letras, meio ambiente, patrimônio histórico, produção cultural e teatro. Estruturado na cidade de Canoas, seu trabalho se desenvolveu dentro de comunidades periféricas, sempre com o objetivo de criar uma arte popular que atinja ao maior número e tipos variados de pessoas, sendo elas artistas ou não. No ano de 2020, o Lab-Escola comemorou seus 10 anos. Uma década inteira de um trabalho árduo e multiplicador, um trabalho que atinge pessoas e por diversas vezes somou muito às suas vidas. Um ofício que dá orgulho aos seus integrantes. E como agradecimento, o grupo propõe um intercâmbio virtual de experiências culturais com a realização de vivências culturais, mostras de processo, espetáculos e bate-papos entre grupos do estado, espalhando todo esse afeto e saber adquirido.

Sobre os espetáculos:

PUBLICIDADE

Espetáculo Zuleka e o Tesouro do Pirata Careca – dia 16 de julho, 20h

* espetáculo adaptado para o ambiente online

Após uma aventura nas Terras D’Além Muro, Zuleka terá que enfrentar novos vilões: a pandemia, o isolamento social e o medo. Ao mesmo tempo em que lida com os novos problemas do mundo, Zuleka terá que realizar um trabalho da escola sem sair de casa. A saída é a criação do Jornal da Zuleka! Um programa recheado de entrevistas, quadros e notícias que só poderiam acontecer na imaginação fértil de uma criança. O espetáculo, criado inteiramente em plataformas digitais, é uma variação do original de palcos e ruas. Com uma nova dramaturgia, a narrativa propõe uma reflexão sobre as fakenews, isolamento social e a crise na educação de crianças que estão com o ensino à distância durante a pandemia.

PUBLICIDADE

Indicação: Livre / Com acessibilidade em Libras

No YouTube do Laboratório Escola – Ingressos através do Sympla

Espetáculo Atentados: Operação Onde Estão Os Porcos? – dia 17 de julho, 20h

PUBLICIDADE

* espetáculo adaptado para o ambiente online

O espetáculo-jogo, livremente inspirado na obra “Attempts on Her Life”, do dramaturgo inglês Martin Crimp, e no famoso jogo de tabuleiro “Scotland Yard”, propõe um jogo virtual através de algumas regras. O local: o cyberespaço; o tabuleiro: as redes sociais; o objetivo: descobrir QUEM, ONDE e PORQUÊ cometer um atentado; as peças: pessoas divididas em equipes através de aplicativos terão que stalkear as redes em buscas de pistas que solucionem um possível crime. Posts, stories, emails, áudios, vídeos e mensagens privadas. Assim, a dramaturgia se dá como uma costura de fatos, onde as equipes terão sete dias para solucionar o caso e impedir que novos crimes aconteçam. Ou seja, o público estará envolvido ao longo de uma semana direto nesta trama que promete movimentar e instigar.

Indicação: Livre

PUBLICIDADE

Em diversas plataformas digitais – somente 64 ingressos através do Sympla

Espetáculo Escorre – Performance em Dança – dia 18 de julho, 20h

A criação da obra parte das temáticas relacionadas aos desastres ambientais, bem como da relação com o meio ambiente em ressonância com a natureza própria do ser humano. A luta pela sobrevivência, a dominação, a paixão e ciclos de vida e morte perpassam as cenas e conduzem uma narrativa em que a natureza se localiza dentro de cada corpo para além do espaço externo.

PUBLICIDADE

Indicação: Livre / Com acessibilidade em Libras

No YouTube do Laboratório Escola – Ingressos através do Sympla

FICHA TÉCNICA

PUBLICIDADE

Equipe coordenação:
Produção executiva: Amora Produções Culturais
Coordenação geral: Bruno Flores Prandini
Co-coordenação: Larissa Canelhas
Assessor jurídico: Felipe Toldo

Equipe de comunicação:
Assessoria de Imprensa: Bebê Baumgarten
Design Gráfica: Mirlaine Brasil
Fotografia: Marília Dias
Stories: Wesley dos Santos
Reels: Rodrigo Reis
Intérprete de Libras: Rita D’Libra
Web Designer: Vergilio Lopes

Documentário: Chama Vídeo Independente (Renato Chama)

PUBLICIDADE

Equipe Brasa:
Profs da Vivência: Bruno Flores Prandini e Rodrigo Reis
Direção: Bruno Flores Prandini, Eduardo Hass e Rodrigo Reis
Conselheires: Marcelo Militão, Simone Constante, Manatit e Luciana Oliveira
Colunistas: Grupo TIA, Amora e SESC Canoas
Designers: Ane Schutz, Emily Aniceto, Everton Tolvez, Felipa Queiroz, Gui Menezes, Laura Pep, Matheus Dias e Paula Carvalho,
Autores: Álecs Dall’Olmo, Bianca Flores, Bruno Flores Prandini, Cindy Santos de Souza, Fellipe Santos Resende, Guilherme Niches, Larissa Canelhas, Marília Dias, Pâmela Caroline de Oliveira Magalhães, Patrícia Souza de Almeida e  Rafaela Caporale de Castro.

Pareceristas: Alexandre Ferraz da Conceição, Cibele Sastre, Flávio Antônio de Azeredo, Luciana Oliveira, Manatit Ecoaecoa, Rafaela Limberger, Rita Lende, Ricardo Figueiró Cruz, Rodrigo Luis dos Santos, Rodrigo Reis e Vanessa Santos Saraiva

Grupo convidado: Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz

PUBLICIDADE

Obra convidada: Revista “Cavalo Louco”

Equipe Zuleka:

Profs da Vivência: Bruno Flores Prandini e Vinicius Lima
Direção: Bruno Flores Prandini
Elenco: Carini Pereira, Vinicius Lima, Pâmela Magalhães e Rodrigo Reis
Grupo convidado: Coletivo Órbita
Obra convidada: Espetáculo Infantil “Macbeth e o Reino Sombrio”

PUBLICIDADE

Equipe Escorre:

Profs da Vivência: Bruno Flores Prandini e Larissa Canelhas
Direção: Larissa Canelhas
Elenco: Bruno Flores Prandini, Carini Pereira, Larissa Canelhas e Rodrigo Reis

Grupo convidado: Canoas Coletivo de Dança
Obra convidada: Espetáculo de Dança “O Buraco”

PUBLICIDADE

Equipe Atentados:

Profs da Vivência: Bruno Flores Prandini e Carini Pereira
Direção: Bruno Flores Prandini
Elenco: Ana Eberhardt, Bruno Flores Prandini, Carini Pereira, Larissa Canelhas, Manatit,  Mirlaine Brasil, Pâmela Magalhães, Richard Andrade, Rodrigo Reis e Vinicius Lima

Grupo convidado: Grupo Pretagô
Obra convidada: Espetáculo de Teatro “Corpos Ditos”

PUBLICIDADE

SERVIÇO

Mostra 10 Gigabytes de História – Vacinas para Corpos Digitais

* Espetáculo Zuleka e o Tesouro do Pirata Careca – dia 16 de julho, 20h

PUBLICIDADE

No YouTube do LAB

Espetáculo Atentados: Operação Onde Estão Os Porcos? – dia 17 de julho, 20h

* Nas redes do projeto

PUBLICIDADE

* Espetáculo Escorre – Performance em Dança – dia 18 de julho, 20h

No YouTube do LAB

* Festa digital de encerramento da Mostra 10 Gigabytes – dia 23 de julho, às 23h

PUBLICIDADE

* Lançamento documentário – dia 25 de julho, às 20h

Redes do Projeto:

* Instagram @laboratorioescola

PUBLICIDADE

* Youtube: https://youtube.com/laboratorioescoladeartepopular

Realização: Laboratório-Escola de Arte Popular

Com o Financiamento do Edital Sedac nº 09/2020 Produções Culturais e Artísticas

PUBLICIDADE

Informações para a imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

PUBLICIDADE