Fenômeno do baixo, Michael Pipoquinha apresenta seu trabalho autoral em show virtual e gratuito

Crédito da foto: Isaac Negreni

A convite do Instituto Ling, o jovem cearense combina jazz e heranças brasileiras em live neste sábado, dia 26 de junho, às 18h

Jovem de 25 anos que cresceu na era do YouTube, o baixista Michael Pipoquinha apresenta seu repertório autoral em live transmitida gratuitamente pelo Instituto Ling no próximo sábado, dia 26 de junho, às 18h. Considerado um dos mais novos fenômenos da música instrumental brasileira, ele mostra seu estilo único que combina slaps no estilo do norte-americano Victor Wooten com grooves ferozes, além de um sério conhecimento melódico e harmônico. Para acompanhar o show ao vivo, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

O baixo de Pipoquinha reflete sua compreensão da guitarra, usando conceitos de acordes e técnicas de polegar e três dedos como parte de seu arsenal. “Sempre gostei de harmonia e grooves brasileiros tanto em guitarras acústicas quanto elétricas. Desenvolvi minhas técnicas ouvindo muito Baden Powell e outros guitarristas como Joe Pass e Pat Metheny. Isso me ajudou no baixo a tocar harmonia e ritmo ao mesmo tempo”, explica o artista.

Com apenas 13 anos, Pipoquinha eletrizou pela primeira vez a internet com seus vídeos caseiros. A destreza e a precocidade que exibiu em seus primeiros esforços no YouTube foram devidamente notadas em fóruns de baixo, enquanto músicos com duas ou três vezes sua idade tentavam analisar sua magia musical.

Como todo baixista moderno, lidou com o legado de Jaco Pastorius e, entre tantas referências, ainda destaca outros nomes que lhe inspiram: Arthur Maia, Sergio Groove, Nico Assumpção, John Patitucci e o grande Luizão Maia. Hoje, o músico está deixando sua marca no cenário musical mundial. Ele já impressionou o público em apresentações na Europa, África e na América do Sul, além de inúmeros fãs de vídeos de baixo na internet.
 
Em 2014, lançou seu primeiro disco, intitulado Cearencinho, e, em 2017, o álbum independente Lua. Atualmente, prepara a gravação do seu terceiro trabalho de estúdio, a ser lançado até o final de 2021.
 
Esta programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa e curadoria e produção da Branco Produções.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE – MÚSICA
Live com Michael Pipoquinha
Dia 26 de junho, sábado, às 18h, em plataforma digital
Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br


Classificação etária: Livre
Duração: 60 minutos

Informações úteis
institutoling.org.br
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação, Música e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.