Projeto Ópera: Estética e Psicanálise discute a traição em recital lírico comentado no dia 18 de maio

Crédito: Instituto Ling/ Divulgação

Depois de falar sobre paixão e vingança, o projeto Ópera: Estética e Psicanálise chega a sua última edição deste ano discutindo a traição em um recital lírico comentado pelo maestro Ronel Alberti e o professor Rafael Werner

Para debater o tema, o encontro virtual será acompanhado por apresentações ao vivo da soprano Cynthia Barcelos, da mezzo-soprano Clarisse Diefenthäler e do pianista Rodolfo Wulfhorst interpretando trechos de óperas como O Barbeiro de Sevilha, de Rossini, e Sansão e Dalila, de Saint-Saëns, além de obras de PurcellVerdi Puccini.

O evento será transmitido ao vivo na próxima terça-feira, dia 18 de maio, às 19h, em link privado do YouTube, e terá legendas com a tradução das óperas em português. Os ingressos para a atividade custam R$ 20 e podem ser adquiridos no site www.institutoling.org.br.

Com curadoria do barítono Carlos Rodriguez, o projeto propõe apresentar uma visão de diferentes personagens da história da música à luz da estética filosófica e da psicanálise. A partir dos comentários e das performances de canto e piano, o público será guiado pelas motivações ocultas de personagens marcantes do mundo da ópera, além de conhecer mais sobre a linguagem estética de grandes compositores.

Sobre os participantes

Carlos Rodriguez (curador) é barítono, graduado em Ópera e Música de Câmara no Conservatório Superior de Música de Maastricht e em Stage Training for Opera Singers no Jeker Studio, Holanda. Cantou em diversas óperas no Brasil e Europa. Foi curador da programação lírica do Studio Clio e, atualmente, é coordenador da Agenda Lírica.

Ronel Alberti da Rosa (ministrante) é graduado em regência pela Escola Superior de Colônia, da Alemanha, e mestre e doutor em Filosofia pela PUCRS. Realizou estágio de pesquisa na Karl-Eberhard Universität de Tübingen e de pós-doutorado em Ética na Mídia, na Universidade de Kaiserslautern, na Alemanha. Leciona as disciplinas de Bioética e Estética Filosófica na PUCRS.

Rafael Werner Lopes (ministrante) é professor, psicanalista e doutor em Filosofia, com áreas de concentração em Ética e Antropologia. Coordena o Polifacética: Grupo de Pesquisa em Filosofia Contemporânea e Psicanálise. É membro do Coletivo Marginais & Mal-Ditos e da Associação Livre Psi – Psicoterapia e Psicanálise: Clínica e Pesquisa. É também coordenador do Centro de Estudos em Filosofia e Humanidades e membro associado do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre.

Cynthia Barcelos (soprano) é bacharel em Canto pela UFRGS. Foi solista da obra Fantasia Coral, de Beethoven, sob a regência de Isaac Karabtchevsky, em 2008; e participou da ópera Dido & Enéias, de Purcell, realizada pela UFRGS, interpretando a protagonista Dido, em 2012 e em 2014. Fez parte do primeiro DVD de música erudita contemporânea do Rio Grande do Sul: a obra Súbita Conexão, de Marcelo Nadruz. Em 2014, foi agraciada com o prêmio do Júri Popular e Menção Honrosa no 14º Concurso Internacional de Canto Aldo Baldin e, em 2018, foi selecionada no Concurso Prelúdio, da TV Cultura de São Paulo.

Clarisse Diefenthäler (mezzo-soprano) é bacharel em Regência pela UFRGS. Iniciou sua trajetória musical aos oito anos estudando piano. Como solista, tem atuado junto à Orquestra Unisinos Anchieta, Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, Orquestra Sinfônica da UCS, Orquestra de Câmara da ULBRA e OSPA. Em 2017, foi selecionada para masterclass da Royal Opera House, com David Gowland e André Heller Lopes, realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 2018, foi semifinalista no conceituado Concurso Prelúdio, da TV Cultura de São Paulo, e solista no Magnificat, de Vivaldi, com a Sphaera Mundi Orquestra, na PUCRS.

Rodolfo Wulfhorst (pianista) começou a estudar piano aos oito anos, com sua mãe, e posteriormente fez aulas com Ney Fialkow. Formado em Ciências da Computação, concluiu seu mestrado em Inteligência Artificial Aplicada à Música, em 2002, na UFRGS. Desde 1992, atua como pianista acompanhador, participando de grandes eventos com conceituados músicos do cenário erudito nacional. Atualmente, participa dos projetos Terça Lírica e Arte Lírica, em Porto Alegre.

Esta programação tem realização do Instituto Ling Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio da Crown EmbalagensFitesa e America Tampas.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – MÚSICA
Ópera: Estética e Psicanálise | Traição
Recital lírico comentado pelo maestro Ronel Alberti e o professor Rafael Werner, com participação da soprano Cynthia Barcelos, da mezzo-soprano Clarisse Diefenthäler e do pianista Rodolfo Wulfhorst

Dia 18 de maio, terça-feira, às 19h, em link privado do YouTube
As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br

Após a inscrição no evento, o público receberá por e-mail um material de apoio com detalhes sobre as obras e os compositores analisados nesta edição

Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.