Eltrio e Paulo Moreira homenageiam Paquito D’Rivera em audição comentada de jazz

O projeto Audições Comentadas de Jazz chega a sua terceira edição deste ano fazendo uma homenagem ao clarinetista e saxofonista cubano Paquito D’Rivera, vencedor de 14 prêmios Grammy e celebrado por suas contribuições ao jazz latino-americano e também por suas obras como compositor clássico

O evento virtual será comandado pelo jornalista Paulo Moreira, que apresentará memórias, curiosidades e diversas histórias da carreira do artista, e ainda terá um pocket show ao vivo com o Eltrio. Formado por três grandes nomes da música instrumental gaúcha – o violonista Leonardo Ribeiro, o saxofonista Claudio Sander e o percussionista Giovanni Berti – o grupo interpretará alguns dos maiores sucessos do músico de Havana. O encontro acontece nesta quinta-feira, dia 15 de abril, às 19h, com transmissão diretamente do Instituto Ling, em Porto Alegre. Os ingressos custam R$ 20 e podem ser adquiridos no site www.institutoling.org.br.
 
Paquito D’Rivera iniciou sua trajetória na música ainda criança. Menino-prodígio, começou seus estudos com o pai, que foi também um conhecido saxofonista e maestro em Cuba. Aos 10 anos, se apresentou com a Orquestra do Teatro Nacional, seguindo sua formação no Conservatório de Música de Havana para, aos 17, tornar-se solista da Orquestra Sinfônica Nacional de Cuba. Músico de grande talento e sensibilidade, tanto para o popular quanto para o erudito, gravou composições de Schubert, Brahms e Villa-Lobos, além de compor peças clássicas. Com o pianista Chucho Valdés formou a Orquestra Cubana de Música Moderna, da qual foi regente. Mais tarde, deixou o grupo com outros oito integrantes para formar a banda Irakere, que mistura música clássica, afro-cubana, jazz e rock. Com o Irakere, sua música cheia de personalidade ganhou o mundo, abrindo mais espaço para o jazz latino.

Eltrio é formado por três músicos gaúchos com larga experiência, apresentações em diferentes países e caminhos solos distintos. Em 2007, decidiram unir-se para participar do festival Jazz en Lima, na capital peruana. A ideia deu tão certo, que originou o grupo. Atualmente, o trio tem um repertório autoral, que inclui clássicos do jazz, da música latino-americana, internacional e da MPB, privilegiando a fusão entre o regional e o universal.
 
Paulo Moreira tem 39 anos de carreira, na sua maioria dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais. Atuou na Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, produzindo o programa Jam Session, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante quatro anos dentro da programação do StudioClio. Produziu e apresentou o programa Sessão Jazz na rádio FM Cultura, por quase 20 anos, e recentemente na rádio online salvesintonia.com.
 
As Audições Comentadas de Jazz têm realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens Fitesa.
 
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – MÚSICA
Audições Comentadas de Jazz – Paquito D’Rivera
Com o jornalista Paulo Moreira e canja musical ao vivo com Eltrio
Dia 15 de abril, quinta-feira, às 19h, em plataforma digital
As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br

 
Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação
Fotos: Geandy Pavon e RAR

Sobre Alex Vitola 2913 Artigos
Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia. Foram mais de 15 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas com especialização em servidores Linux. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música".