50 Tons de Pretas lança EP “Então Vem”

Tem Preto no Sul é um projeto proposto pelo coletivo Stay Black para o Edital Natura Musical, e que vem mostrando seus resultados nos lançamentos de três EPs de artistas/grupos

Dona Conceição, Arlequeen Fenix e 50 Tons de Pretas foram os grupos/artistas escolhidos de um universo de 60 inscritos para estrelar esses discos. A 50 Tons de Pretas se sente honrada por estar nesse time e justifica a data de lançamento de seu EP: “esta data é muito representativa pra nós, pois além de ser o Dia Internacional da Mulher, é a data em que completamos quatro anos de existência e de nosso primeiro show”, afirmam as Pretas. Nesse dia, às 20h, farão uma live para falar sobre o processo e as canções.  

Para integrar esse projeto tão potente e importante na atual conjuntura, Dejeane Arruée e Graziela Pires compuseram canções especialmente para este momento. ‘Auxílio emergencial’, ‘Então vem’ e ‘Hoje eu não vou’. As duas primeiras abordam questões específicas da política capitalista que oprime a população, e do racismo institucional cada dia mais presente em nossa sociedade.  Em todas as músicas são acompanhadas pelos músicos João Costa (bateria), Vladimir Godoy (baixo), Xande Santos (guitarra), Tiago Fagundes (percussão) e Gustavo Nunes (violão).  Dejeane assina a direção e produção musical do disco.  

PUBLICIDADE

Sobre 50 Tons de Pretas

Nesse curto tempo de existência, a banda acumula um repertório representativo e diverso, com uma força que transcende a própria obra. Mescla muito bem suas referências e traça um diálogo aberto com pop, samba, rock e com a música popular brasileira como um todo. O cunho político está presente em canções que buscam refletir sobre o ainda pequeno espaço ocupado pela mulher negra, a necessidade de empoderamento feminino. Seu primeiro espetáculo recebeu o nome de “A mais pura verdade”.  Intenso, vibrante e contagiante, apresentou uma grande diversidade de ritmos e contou com a direção cênica da atriz e diretora teatral Deborah Finocchiaro e projeção de imagens do artista Leandro Selister. Em novembro passado lançaram seu primeiro disco, ‘Voa’, que literalmente abriu asas e conquistou muitos fãs.

Sobre STAY BLACK e o projeto Tem Preto no Sul

PUBLICIDADE

Stay Black é um coletivo cultural que surgiu em 2016 no RS – estado que possui com fortes marcas da escravidão em sua história -, buscando dar visibilidade a trabalhos artísticos feitos pela população preta, fomento de cena e fortalecimento da economia solidária movimentada na cidade. Em 2019 foi selecionado no Edital Natura Musical com o projeto Tem Preto no Sul, propondo a formaçāo e gravacão de EPs de três artistas negros gaúchos,  além de eventos com diversas atrações locais e nacionais e um documentário sobre as expressões culturais/artísticas pretas no estado.

Então vem – lançamento do EP da 50 Tons de Pretas
Dia 08 de março, às 20h – com live para falar do processo e das obras
No facebook da banda

Redes da banda:
https://www.facebook.com/50tonsdepretas/
https://www.instagram.com/50tonsdepretas/?hl=pt-br
https://www.youtube.com/channel/UCrJgSQ4g5xvmtGrwDRVKqkQ

PUBLICIDADE

Informações para a imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação
Fotos: Bruno Goularte

PUBLICIDADE