50 Tons de Pretas lança EP “Então Vem”

Tem Preto no Sul é um projeto proposto pelo coletivo Stay Black para o Edital Natura Musical, e que vem mostrando seus resultados nos lançamentos de três EPs de artistas/grupos

Dona Conceição, Arlequeen Fenix e 50 Tons de Pretas foram os grupos/artistas escolhidos de um universo de 60 inscritos para estrelar esses discos. A 50 Tons de Pretas se sente honrada por estar nesse time e justifica a data de lançamento de seu EP: “esta data é muito representativa pra nós, pois além de ser o Dia Internacional da Mulher, é a data em que completamos quatro anos de existência e de nosso primeiro show”, afirmam as Pretas. Nesse dia, às 20h, farão uma live para falar sobre o processo e as canções.  

Para integrar esse projeto tão potente e importante na atual conjuntura, Dejeane Arruée e Graziela Pires compuseram canções especialmente para este momento. ‘Auxílio emergencial’, ‘Então vem’ e ‘Hoje eu não vou’. As duas primeiras abordam questões específicas da política capitalista que oprime a população, e do racismo institucional cada dia mais presente em nossa sociedade.  Em todas as músicas são acompanhadas pelos músicos João Costa (bateria), Vladimir Godoy (baixo), Xande Santos (guitarra), Tiago Fagundes (percussão) e Gustavo Nunes (violão).  Dejeane assina a direção e produção musical do disco.  

Sobre 50 Tons de Pretas

Nesse curto tempo de existência, a banda acumula um repertório representativo e diverso, com uma força que transcende a própria obra. Mescla muito bem suas referências e traça um diálogo aberto com pop, samba, rock e com a música popular brasileira como um todo. O cunho político está presente em canções que buscam refletir sobre o ainda pequeno espaço ocupado pela mulher negra, a necessidade de empoderamento feminino. Seu primeiro espetáculo recebeu o nome de “A mais pura verdade”.  Intenso, vibrante e contagiante, apresentou uma grande diversidade de ritmos e contou com a direção cênica da atriz e diretora teatral Deborah Finocchiaro e projeção de imagens do artista Leandro Selister. Em novembro passado lançaram seu primeiro disco, ‘Voa’, que literalmente abriu asas e conquistou muitos fãs.

Sobre STAY BLACK e o projeto Tem Preto no Sul

Stay Black é um coletivo cultural que surgiu em 2016 no RS – estado que possui com fortes marcas da escravidão em sua história -, buscando dar visibilidade a trabalhos artísticos feitos pela população preta, fomento de cena e fortalecimento da economia solidária movimentada na cidade. Em 2019 foi selecionado no Edital Natura Musical com o projeto Tem Preto no Sul, propondo a formaçāo e gravacão de EPs de três artistas negros gaúchos,  além de eventos com diversas atrações locais e nacionais e um documentário sobre as expressões culturais/artísticas pretas no estado.

Então vem – lançamento do EP da 50 Tons de Pretas
Dia 08 de março, às 20h – com live para falar do processo e das obras
No facebook da banda

Redes da banda:
https://www.facebook.com/50tonsdepretas/
https://www.instagram.com/50tonsdepretas/?hl=pt-br
https://www.youtube.com/channel/UCrJgSQ4g5xvmtGrwDRVKqkQ

Informações para a imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação
Fotos: Bruno Goularte

Sobre Alex Vitola 2915 Artigos
Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia. Foram mais de 15 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas com especialização em servidores Linux. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música".