27ª PORTO ALEGRE EM CENA ANUNCIA ARTISTA INGLÊS SCOTTEE EM RESIDÊNCIA ARTÍSTICA ONLINE

Crédito: Holly Revell

O projeto promete ser um intenso intercâmbio de experiências e criações entre os participantes

Serão produzidas uma série de exercícios durante duas semanas de trabalho para criação de vários clipes diferentes, de 15 segundos (filmes próprios) de danças que irão gerar um vídeo-dança ao final.

O projeto promete ser um intenso intercâmbio de experiências e criações entre os participantes. Serão produzidas uma série de exercícios durante duas semanas de trabalho para criação de vários clipes diferentes, de 15 segundos (filmes próprios) de danças que irão gerar um vídeo-dança ao final.

O novo trabalho que Scottee desenvolve é digital em tempos de pandemia e quer apresentar ao público brasileiro nesse momento, por meio do projeto Pontes do British Council com Oi Futuro, e faz parte da programação do 27º Porto Alegre em Cena, que ocorreu em outubro de 2020. 

PUBLICIDADE

Na próxima quarta-feira (dia 10 de fevereiro) já estará disponível a primeira etapa desse intercâmbio com a aula inaugural Notepad Warrior, aberta ao público geral. Um experimento online, no qual as pessoas de suas próprias casas podem começar a criar novas ideias sobre arte e ativismo. Durante quatro dias Scotiee vai disponibilizar um arquivo com uma série de reflexões e tarefas para que os os participantes desenvolvam autonomia e reflitam sobre o que despera o desejo pelo movimento.

WORKSHOP

Fat Blokes (caras gordos, em tradução livre), Lea Anderson e TikTok. O workshop acontece a partir do trabalho de Fat Blokes e será conduzido por Scottee com Lea Anderson e cinco fatblokes ingleses com cinco fatblokes brasileiros que serão selecionados pelo grupo. A residência será por meio da plataforma Zoom. “Juntar 5 brasileiros e 5 ingleses de diversas regiões, mais a coreógrafa Lea e eu de diretor, junto com tradutor, já é um grande time para esse tipo de trabalho intenso de se criar dança digital, o que parece bastante ambicioso e excitante! ”, revela Scottee.

PUBLICIDADE

Serão conduzidos duetos entre ingleses e brasileiros, bem como trabalhos solos de todos eles que serão filmados e disponibilizados na plataforma TikTok. Serão selecionadas 121 sessões de 15 segundos após o workshop para criar uma vídeo-dança.

Os vídeos serão apresentados na conta do TikTok dos Fat Blokes para que sirvam de modelo para que se tornem gravações para outras pessoas e formarão um novo show digital. Quem pode se inscrever? Qualquer pessoa gorda.

SOBRE SCOTTEE

PUBLICIDADE

Scottee é um artista e escritor que orgulhosamente não tem educação formal. Ele é o Diretor Artístico da Scottee&Friends que foi criada para apoiar, desenvolver e criar shows de cabaré, circo, drag, liveart, dança e teatro que ganharam prêmios, excursionou nacional e internacionalmente e recebeu excelentes críticas. A empresa agora opera como um coletivo de artistas, produtores, criadores e participantes, criando teatro, ativismo e projetos comunitários. Estão desenvolvendo projetos digitais e eventos sobre gordura, classe, queerness, morte, crime e comunidade.

SOBRE FAT BLOKES

Fat Blokes (caras gordos, em tradução livre) é uma espécie de show de dança sobre flacidez, queixo duplo e como se despir em público. Feito pelo artista ativista gordo Scottee, Fat Blokes descobre por que homens e gays gordos nunca são sensuais, mas sempre engraçados, sempre a cena do ‘antes’, mas nunca do ‘depois’. Feito em colaboração com a artista Lea Anderson e quatro caras gordos que nunca fizeram esse tipo de coisa antes. Prepare-se para um show sobre agressão reprimida, Riot grrrl (movimento punk feminista underground que teve inicio na década de 1990) e o hokeycokey (música e dança participativa com uma melodia e estrutura lírica distintas. É bem conhecido nos países de língua inglesa). Se trata de um espetáculo cheio de humor ácido que pega o espectador justamente pela piada aos homens gays gordos e logo puxam as questões sérias de estereótipos dessas pessoas e, com isso, fazem uma crítica ferrenha à visão da sociedade sobre seus corpos.

PUBLICIDADE

INSCRIÇÕES

A partir do dia 10 de fevereiro, através do link https://forms.gle/mSWe9vYsVPsx5W4i6

Cronograma:

PUBLICIDADE

10 fevereiro de 2021– Início do projeto com a oficina Notepad Warrior
10 a 17 fevereiro de 2021 – inscrições para a residência
22 fevereiro de 2021 – divulgação dos selecionados
26 de fevereiro a 07 de março de 2021 – residência

Das 16h às 18h, no zoom

PUBLICIDADE