Instituto Ling reabre nesta quinta-feira, dia 4, com nova exposição de Iole de Freitas

Crédito: Carlos Stein/ Viva Foto

Fechado desde março por causa da pandemia, o centro cultural de Porto Alegre volta a receber o público gradualmente com protocolos sanitários e agendamentos de visitas guiadas à mostra Decupagem, que reúne 29 obras e 90 documentos da artista plástica mineira

Dez meses depois de cancelar atividades presenciais por conta da pandemia, o Instituto Ling inicia sua reabertura gradual no dia 4 de fevereiroquinta-feira, seguindo protocolos sanitários e recebendo uma nova exposição: a mostra cronológica Decupagem, da artista plástica mineira Iole de Freitas. Para garantir a segurança do público e dos colaboradores, o acesso ao centro cultural será feito somente com agendamentos pelo site da instituição, com horários disponíveis para quintas, sextas e sábadosàs 14h, 15h30 ou 17h, sendo permitida a entrada de grupos de até cinco pessoas por vez.

As visitas serão gratuitas, guiadas pela equipe do programa educativo do centro cultural e terão duração total de uma hora, podendo incluir também uma passagem pelas obras do acervo permanente de arte contemporânea do Instituto Ling. Haverá intervalos de 30 minutos entre cada visitação, para que possa ser feita a higienização adequada dos espaços e para que os diferentes grupos não se cruzem, respeitando o limite de capacidade reduzida do local. Além disso, a distribuição dos catálogos da exposição será feita virtualmente, com o envio da versão digital para o e-mail dos visitantes.

As medidas preventivas e os protocolos sanitários foram definidos a partir dos regulamentos e orientações emitidos até o momento pela Organização Mundial da Saúde, autoridades nacionais, estaduais e locais, e também com recomendações de profissionais da área da saúde do Hospital Santa Casa de Porto Alegre, que prestou consultoria para o centro cultural.

Mesmo após a reabertura do prédio, o Instituto Ling manterá a intensa agenda de atividades on-line que vem sendo oferecida para o público desde maio de 2020. A maior parte da programação virtual é gratuita, e inclui aulas, bate-papos, painéis e palestras que abordam temas como literatura, música e cinema. Entre as programações virtuais já confirmadas está o projeto Mini Cine, que está disponível no site do centro cultural, com uma seleção de curtas-metragens escolhidos dentro do maior festival de cinema on-line do mundo: o My French Film Festival. São cinco produções com a temática da família, eleitos por Manu Fetter, da LORA, plataforma de curadoria e experiência de cinema independente. Os curtas podem ser assistidos gratuitamente até o dia 15 de fevereiro.

Já as atividades musicais estão sendo planejadas no formato híbrido, com a possibilidade do público escolher se prefere acompanhar ao vivo, no conforto de casa, ou diretamente do Salão de Eventos do Instituto Ling, que opera com capacidade reduzida. Nesse formato, devem ser realizados shows e concertos mensais, com artistas internacionais, nacionais e locais selecionados a partir da curadoria da Branco Produções. O primeiro deles já está confirmado para o dia 6 de fevereiro, sábado, às 20h, com uma apresentação inédita do projeto Violões do Sul, que reúne três referências gaúchas do instrumento, representantes de diferentes gêneros: Mathias 7 Cordas e o choro brasileiro, Neuro Júnior e o violão nativista e Thiago Colombo com o violão erudito. As Audições Comentadas de Jazz, programação apresentada pelo jornalista Paulo Moreira, que conta com canjas musicais ao vivo, também estreará no formato híbrido no próximo dia 18, às 19h30, com aula musical em homenagem a Tom Jobim e pocket show com o casal de músicos James Liberato e Ana Cris Bizarro interpretando alguns clássicos do maestro. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.institutoling.org.br.

Além das atividades musicais, o Instituto Ling também terá uma programação inédita em formato híbrido: um programa de formação em arte e tecnologia, realizado em parceria com o Tecnopuc Crialab, laboratório do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS. Com a intenção de formar novos públicos e refletir sobre a potencialização da arte nos ambientes digitais, o projeto será oferecido de forma gratuita. A primeira etapa será realizada de abril a julho, com aulas teóricas, expositivas e dialogadas, que serão transmitidas ao vivo e on-line semanalmente, abordando temas como consumo da cultura em tempos de transformação digital e o impacto das novas tecnologias no desenvolvimento de produtos e serviços da economia criativa. Já o segundo semestre contará com encontros presenciais, com aulas práticas em laboratórios de criação e o desenvolvimento de um novo produto, serviço ou negócio envolvendo arte e tecnologia.

A volta das atividades presenciais no centro cultural ainda inclui a reabertura da loja Pra Presente, que valoriza e comercializa peças feitas à mão, idealizadas e produzidas por artesãos, artistas e designers de diferentes regiões do Brasil. O acesso à loja será feito somente com agendamento prévio com a proprietária Elisa Craidy pelo WhatsApp 51 3061.5186. Também estão disponíveis as locações dos espaços do prédio para eventos corporativos de até 45 pessoas, seguindo os protocolos municipais e estaduais. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

A nova exposição

Com curadoria de João BandeiraDecupagem reúne 29 obras e 90 documentos que refazem o percurso artístico de Iole de Freitas em mais de 40 anos de atuação. A mostra contempla desde os primeiros trabalhos da artista mineira, criados na década de 1970 em Super 8; passando pelas investigações do espaço real, que buscavam a integração das obras com o ambiente arquitetônico na década de 1980; e pelas produções mais recentes, em estrutura de aço inox recortado. Há ainda esculturas em diversos outros materiais, como fio de cobre e latão, além de fotografias, maquetes e desenhos.

A exposição itinerante estreou em 2018 no Instituto de Arte Contemporânea de São Paulo, o IAC, e ocupou também a Casa Firjan, no Rio de Janeiro, em 2019. Em Porto Alegre, a mostra cronológica chega com três novas obras, sendo uma delas inédita, criada no início de 2020, em aço inox com pintura artesanal, especialmente para ocupar a galeria do Instituto Ling.

Por conta da pandemia, o processo de montagem da exposição foi realizado em um novo formato, com a presença apenas da equipe do Instituto Ling no prédio e com participação remota, feita por ligações de vídeo, da artista, do curador, assim como do arquiteto Marcus Vinícius Santos, responsável pela expografia. O resultado são 25 obras fixadas nas paredes da galeria, uma escultura sobre base e cinco vitrines, dispostas no espaço de exposição, que abrigam a documentação. Já os três filmes que também fazem parte da mostra serão exibidos em outro espaço do centro cultural, dedicado somente à projeção.

“A noção de decupagem, significando ações que produzem continuidades a partir de recortes, poderia caracterizar sumariamente a extensa produção de Iole de Freitas, em mais de quatro décadas de atividade artística – e, paralelamente, a proposta da curadoria. Como se pode ver nas obras e documentos desta exposição, desde os anos 1970 seu trabalho se desdobra em continuidades que, em boa parte, vivem de sua disposição entrecortada. Da faca que avança rompendo um tecido, em um de seus filmes daquela época, até os desvios que tubos metálicos e placas de policarbonato impõem a si mesmos, recortando os grandes espaços onde se instalam enquanto se lançam vigorosamente neles, em obras mais recentes”, destaca Bandeira em seu texto curatorial (o texto completo está disponível em bit.ly/2JTyaGd).

SERVIÇO
Exposição Decupagem
Artista: Iole de Freitas
Curadoria: João Bandeira
Período de visitação: de 4 de fevereiro a 29 de maio de 2021
Local: Galeria do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Horários: quintas, sextas e sábados, às 14h, 15h30 ou 17h
Gratuito, mediante agendamento prévio pelo site www.institutoling.org.br


As visitas têm duração de 60 minutos e podem receber grupos de até cinco pessoas em cada horário. Os encontros serão guiados pela equipe do programa educativo do centro cultural e podem incluir também uma visita às obras do acervo permanente de arte contemporânea do Instituto Ling. Após o agendamento da visita, o público receberá a versão digital do catálogo da exposição por e-mail.

Sobre a artista
Iole de Freitas produz e expõe seu trabalho artístico desde 1973. Sua trajetória está amplamente documentada em publicações e textos de renomados críticos de arte. Participou da 9ª Bienal de Paris (1975), da 15ª Bienal de São Paulo (1981) e de muitas outras mostras coletivas importantes, entre elas a Documenta (Kassel, 2007), além de realizar exposições individuais e instalações de grande porte no Brasil e no exterior, como no átrio da Fundação Iberê Camargo (2008) e na Pinacoteca do Estado de São Paulo (2010). Além de DecupagemO Peso de Cada Um (MAM-RJ, 2015) e Dobradura Curva (Galeria Raquel Arnaud, São Paulo, 2017) são algumas de suas individuais mais recentes.

Sobre o curador
João Bandeira foi coordenador de Artes Visuais do Centro Maria Antonia da USP, em São Paulo (2005 a 2016), e atualmente dirige o Espaço das Artes da ECA-USP. Escreveu textos para exposições de artistas como Waltercio Caldas, Regina Silveira, Jac Leirner, David Batchelor e Terry Winters e curou mostras de, entre outros, Evgen Bavcar (Itaú Cultural, 2003), Cildo Meireles, Nuno Ramos (Maria Antonia, 2012), Lina Bo Bardi (Sesc Pompeia, 2014), Décio Pignatari (Galeria Millan, 2017), Geraldo de Barros, Rubens Gerchman e Antonio Dias (Sesc Pinheiros, 2018).

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Medidas de segurança e regras de visitação
– Uso obrigatório e correto de máscara (cobrindo boca e nariz durante todo o tempo da visita);
– Limitação do número de visitantes (se nossa capacidade reduzida já estiver completa quando você chegar ao Instituto Ling, aguarde no lado de fora a sua vez de entrar);
– Restrição de entrada a grupos com mais de 5 pessoas;
– Medição obrigatória da temperatura corporal (pessoas com a temperatura acima de 37,8°C deverão realizar duas novas medições. Caso a temperatura elevada se confirme, o acesso ao Centro Cultural não será permitido e a pessoa será orientada a buscar auxílio médico);
– Tapetes bactericidas nos acessos para limpeza dos calçados;
– Respeito à distância física de 2 metros (se estiver acompanhado, respeite a distância em relação aos demais visitantes);
– Guarda-volumes fechado (para segurança de todos, evite trazer mochilas ou malas);
– Higienização das mãos com álcool desinfetante (temos dispensers de álcool desinfetante instalados ao longo do prédio);
– Substituição de materiais impressos e folders da nossa programação e das exposições por QR codes (use seu celular para acessar);
– Sinalização informativa sobre regras de acesso e visitação (por favor, cumpra nossas orientações e solicitações);
– Dê preferência ao uso de escadas, deixando o elevador para visitantes preferenciais (cadeirantes, mobilidade reduzida, maiores de 65 anos e gestantes). Você vai perceber que, agora, um lado da escada sobe e outro desce. Por favor, siga a sinalização indicada para manter a distância indicada e evitar aglomerações;
– Reforço das equipes de limpeza para sanitização frequente nos espaços de circulação e em áreas de uso comum (banheiros, elevador, torneiras e corrimões).

Loja: A Pra Presente está em funcionamento com agendamento de visita e também com atendimento virtual. Para mais informações, contate Elisa Craidy no WhatsApp 51 3061.5186.

Locações: Estão disponíveis para eventos corporativos com até 45 pessoas, seguindo os protocolos estaduais e municipais. Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail [email protected].

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento com 40 vagas.

Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.

Transporte coletivo: o transporte coletivo de Porto Alegre conecta o centro cultural a diversas regiões da cidade de Porto Alegre. As linhas de ônibus mais próximas são: T2, T2A, T11, T11A, T12, T12A, T13, 344.2, 432, 671 e a lotação João Abbot.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Ação educativa: o Instituto Ling conta com uma equipe de monitoria dedicada a realizar ações educativas para escolas. As ações acontecem através de visitas guiadas e oficinas especialmente desenvolvidas a partir dos temas relacionados ao acervo e à exposição em cartaz. Também é possível realizar visitas técnicas, com foco no projeto arquitetônico e paisagístico do centro cultural. Para agendar uma visita, escreva para o e-mail [email protected] ou ligue para (51) 3533-5700. Às instituições públicas ou filantrópicas, o centro cultural também oferece transporte gratuito, de acordo com a disponibilidade de agenda.

PUBLICIDADE