Ayres Potthoff homenageia o mestre Moacir Santos na programação do Mistura Fina

Crédito: Danny Bittencourt

No show “MOACIR de Todos os SANTOS”, o flautista gaúcho destaca a obra orquestral do grande maestro, no projeto que exibe a pluralidade da produção musical de destaque no cenário nacional

Referência nacional em seu instrumento, o flautista Ayres Potthoff tem se apresentado com frequência em recitais e concertos em diversos países como Estados Unidos, França, Alemanha, Hungria, Noruega, República Tcheca, Peru, Equador, Portugal e Canadá. No próximo dia 04 de fevereiroquinta-feiraa partir das 18h30min, o artista se apresenta no projeto Mistura Fina homenageando um dos grandes nomes da música popular brasileira – o músico, compositor e maestro, Moacir Santos. No repertório do show intitulado “MOACIR de todos os SANTOS”, Pothoff destaca algumas obras do compositor, considerado um dos maiores mestres da renovação harmônica da música popular brasileira. A transmissão é pelo link: www.facebook.com/misturafinamusica/.  

Conhecido pelo seu virtuosismo e pelas grandes trilhas para o cinema, o pernambucano Moacir Santos (1926-2006), por volta de 1967, já estava em Hollywood trabalhando com Nino Rota, na série para a televisão “Missão Impossível”, e com Henry Mancini, compondo música para o cinema. Reverenciado pelos os grandes nomes do jazz norte-americano, Moacir Santos é pouco conhecido no Brasil, ainda que tenha tido um papel importante no desenvolvimento da Bossa Nova, influenciando Nara Leão, Baden Powell, Roberto Menescal, João Donato, Oscar Castro Neves, Sergio Mendes, Carlos Lyra e Dori Caymmi. Por aqui, ficou a lembrança do seu nome no famoso “Samba da Benção” de Vinícius de Moraes: “… A bênção, maestro Moacir Santos. Não és um só, és tantos como o meu Brasil de todos os santos…”.

Assim, para apresentar este universo musical cheio de africanidades e brasilidades, que se mistura aos elementos estruturais e harmônicos do jazz norte-americano, que Ayres Potthoff (flauta), Leonardo Bittencourt (piano), Pedro Tagliani (guitarra), Nico Bueno (contrabaixo) e Mano Gomes (bateria) reúnem-se para o espetáculo MOACIR de todos os SANTOS.

PUBLICIDADE

Sobre o Mistura Fina

Com realização do Theatro São Pedro, correalização e produção da Primeira Fila Produções, assessoria de imprensa de Silvia Abreu, apoio da OVNI Acessibilidade Universal, financiamento do Pró-Cultura RS e patrocínio da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), o Mistura Fina chega ao seu terceiro ano, exibindo a pluralidade da produção musical que se destaca no cenário nacional. Iniciado em 2019, o projeto abrigou grandes expressões da música, em shows temperados com arte e alta performance artística que se exibiram no Foyer Nobre do Theatro São Pedro.

Desde abril de 2020, a iniciativa se reinventa e segue em formato virtual pelas redes sociais do projeto. O Mistura Fina conta, desde a primeira edição, com serviço de mediação audiodescrita, realizada pela Ovni Acessibilidade Universal. 

PUBLICIDADE

Sobre o artista convidado:

Ayres Potthoff estudou com Zacarias Valiati, especializou-se com os flautistas Keith Underwood e Ransom Wilson, em Nova Iorque/Estados Unidos, e, posteriormente, recebeu o título de “Mestre em Flauta” pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde estudou com Celso Woltzenlogel. É um dos fundadores da Associação Brasileira de Flautistas, organizador dos Festivais Internacionais de Flautistas do Rio de Janeiro e Porto Alegre e foi diretor executivo da Orquestra de Câmara Theatro Sao Pedro, grupo que fundou em 1985. Atuou como solista com a Orquestra Sinfônica Nacional do Equador, Orquestra da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, Orquestra Sinfônica Nacional de Lima e a Orquestra de Flautas do Japão. Lançou o CD RECITAL com a pianista Maly Weisenblum e, em 2003, recebeu o Kikito por Melhor Música no 31? Festival de Cinema de Gramado.

SERVIÇO:

PUBLICIDADE

Ayres Potthoff no MISTURA FINA
Dia 04 de fevereiro de 2021, QUINTA FEIRA, a partir das 18h30min
Facebook: https://www.facebook.com/misturafinamusica
Gênero: Livre | Classificação etária: Livre

PUBLICIDADE