Pedro Longes lança segundo single do projeto Sinestesias

Crédito: Luis Ferreirah

O cantor e compositor canoense, Pedro Longes, lança o segundo single do projeto “Sinestesias” em todas as plataformas digitais, na próxima sexta-feira, dia 05 de fevereiro

A canção “Lares Quebrados” tem participação da cantora argentina Ana Clara Moltoni. Para celebrar este encontro entre fronteiras, ele estará conversando com Moltoni na live que irá ocorrer no dia 04 de fevereiro, às 20h, alternando o idioma Português e o Espanhol, com transmissão pelo Instagram do cantor (instagram @pedrolonges).

O registro da parceria de Longes com a cantautora argentina, Ana Clara Moltoni, foi feito durante a passagem do artista por Buenos Aires. A canção “Lares Quebrados” é uma zamba que trata da passagem do tempo e dos processos de transformação, misturando trechos em português e espanhol.

Ana Clara Moltoni viveu boa parte de sua infância entre Belo Horizonte, Buenos Aires e o interior da Argentina, o que lhe permitiu desenvolver o gosto pelo repertório popular brasileiro e as raízes folclóricas latino-americanas. Em 2014, ao lado de prestigiosos músicos argentinos, gravou seu primeiro álbum solo, “Belo Horizonte”, dedicado inteiramente à música brasileira.

PUBLICIDADE

Sobre o projeto “Sinestesias”

Depois de quatro anos vivendo em Santiago do Chile e passando por cidades como Buenos Aires e Montevideo, onde realizou diversos trabalhos musicais e intercâmbio cultural, o cantor e compositor Pedro Longes celebra sua volta ao Rio Grande do Sul lançando o projeto “Sinestesias”, uma série de sete canções que serão lançadas mês a mês (o primeiro lançamento ocorreu no dia 15 de janeiro, com a participação de Anaadi), encerrando em julho. As ações de divulgação incluem lives nas redes sociais do artista nos dias que antecedem os lançamentos, em formato conversa, com os artistas participantes dos processos e convidados.

Buscando ressignificar trabalhos anteriores, desde a época do seu primeiro disco, Conexión (2015), e apresentar canções autorais inéditas, o cantor e compositor canoense lançará, até julho, nas plataformas digitais, mais cinco canções em formato single, totalizando sete ao final, com uma identidade visual renovada, permeada por pinturas, fotografias e gravuras.

PUBLICIDADE

Unidade estética

Usando os símbolos de uma rosa e de um rosto oculto, o projeto “Sinestesias” traz uma identidade visual com fotografias de Luis Ferreirah, pinturas de Pedro Longes e gravuras de Natalia Babarovic, importante artista chilena que influenciou Pedro a incursionar nas artes visuais. A escolha do rosto oculto, criado por Natalia e recriado em fotografias por Luis, remete às sensações de ausência do artista enquanto vivia no Exterior, e a rosa como recuperação da sua ancestralidade e o laço do artista com sua terra natal.

A série de lançamentos também prevê a composição “Samba Erudito”, que mistura uma melodia sincopada de samba com um piano, com influências que vão de Chopin a Charly Garcia; “Nós Hemos de Vir”, que traz de forma explícita assuntos político-sociais, comportamentais e do meio-ambiente; “Tema para Natalia”, dedicado à artista Natalia Babarovic; a canção “Cavalos no Quarto”, composta em parceria com o violonista catarinense Daniel Mueller, e a “Valsa em Solidão”, também em parceria, esta com o pianista e compositor canoense André Vicente.

PUBLICIDADE

Durante os quatro anos em que esteve morando em Santiago do Chile, Pedro estudou composição e arranjo com o músico chileno Oscar Torres, além de ter cursado canto popular no Instituto ProJazz Chile, filiado ao Berklee College of Music. Em 2018, lançou o álbum “Longes Canta Spinetta”, celebrando um dos maiores nomes da música argentina e latino-americana: Luis Alberto Spinetta (1950-2012). Acompanhado por uma uma banda formada por músicos chilenos, o álbum traz oito canções de Spinetta na voz de Pedro Longes, em novos arranjos e com letras traduzidas poeticamente ao Português.

Durante os dois últimos anos no país de Violeta Parra, Los Jaivas, Victor Jara, e tantos outros importantes artistas, Pedro Longes apresentou os discos Conexión e Longes Canta Spinetta no show Pedro Longes Trío, ao lado do baterista argentino Juánchi Pérez e do contrabaixista chileno Pablo Torrejón. Dentre diversos locais e festivais, apresentaram o show no Thelonious Lugar de Jazz, uma das mais tradicionais casas de jazz do Chile, onde fizeram um registro ao vivo, disponível no Youtube.

Sobre Ana Clara Moltoni

PUBLICIDADE

Ana Clara Moltoni, cantora e compositora argentina, nascida em Buenos Aires em 1983, com uma infância compartilhada entre Belo Horizonte – Brasil, Buenos Aires e o interior da Argentina, desenvolve o gosto pelo repertório popular brasileiro e raízes folclóricas latino-americanas, gravando junto com prestigiosos músicos argentinos, em 2014, seu primeiro álbum solo “Belo Horizonte”, dedicado inteiramente à música brasileira. Atualmente, ao lado de cinco músicos, interpreta suas próprias composições, canções de “fusion” onde expressa influências do rock argentino, canções latino-americanas, tango e ritmos latino-americanos. Nove de suas primeiras canções foram publicadas, em 2019, pelo Club del Disco, no álbum intitulado “Sombra Brújula”, seu segundo álbum solo com ilustrações e animações do cartunista Juan Nadalino. Em março de 2021, a banda espera lançar seu single inspirado no estilo afro-boliviano, em homenagem aos carnavais latino-americanos.

SERVIÇO:

O Quê? Pedro Longes lança 2° single, “Lares Quebrados”, com Ana Clara Moltoni (ARG), nas plataformas digitais

PUBLICIDADE

Quando?  Sexta, dia 05 de fevereiro de 2021

Onde? Spotify, Deezer, iTunes, Youtube e outras plataformas.

Como?  Links disponíveis nas redes sociais de Pedro Longes: instagram.com/pedrolonges

PUBLICIDADE

Quanto? Gratuitamente no Spotify, Deezer e Youtube. Disponível para compra em formato download digital.

Próximos lançamentos:

Single 3 – Sexta, dia 05/3 – Samba Erudito
Single 4 – Sexta, dia 02/4 – Nós Hemos de Vir
Single 5 – Sexta, dia 07/5 – Tema para Natalia
Single 6 – Sexta, dia 04/6 – Cavalos no Quarto – com Daniel Mueller
Single 7 – Sexta, dia 02/7 – Valsa em Solidão – com André Vicente

PUBLICIDADE

Link para o pre-save: tratore.ffm.to/laresquebrados

PUBLICIDADE