Clube da MPB completa 10 anos com o show “O Samba e o Choro”

Um projeto cultural completar dez anos de existência em Porto Alegre é, sem dúvidas, motivo de comemoração. E se este projeto inclui valorização, memória, formação de plateia e inclusão de muitos artistas da nova e da velha cena musical da cidade, então é gol na certa! O Clube da MPB completa uma década no ano da pandemia, mas nem por isso os festejos serão menores. Contemplado na Lei Aldir Blanc por sua relevância, colocará no ar nas redes do projeto um show novinho em folha.

O Samba e o Choro’ estreia dia 15 de dezembro nas plataformas e traz muitas participações nesta 24ª edição do Clube. O show presta homenagens ao samba e ao choro com a banda do Clube e convidados muito especiais. O repertório tem Dona Conceição, Chiquinha Gonzaga, Chico Buarque e Dominguinhos, Baden Powell, Vinícius de Moraes, Rodrigo Maranhão, Ernesto Nazareth, Francis e Olívia Hime, entre outros grandes nomes da MPB.

Essa edição foi inteiramente gravada de forma virtual e é composta de vídeos com integrantes da Banda do Clube e as participações especiais de Alexandre dos Santos (violão de sete cordas), Gabriela Zanatta (cavaquinho), Maurício Oliveira (clarinete), Raíssa Anastásia (flauta), Guilherme Fejão (pandeiro) e Paulinho Cardoso (acordeon).

Como convidados de Porto Alegre estão os compositores Dona Conceição (que cedeu a música Dabudé para o Clube gravar) e Thaís Nascimento. E o Clube traz a participação de um importante grupo da cidade, o Regional de Choro e Samba Cordas & Cordas, coordenado por Rosana Marques e Gabriela Zanatta, que apresentará um repertório de choros clássicos gravados de forma virtual.

Participam nos vídeos do Regional Angela Galindo, Jô Remião, Maíra Baumgarten, Sabrina Fernandez, Marcio Garcia, Gustavo Burkhart, Gabriela Zanatta e Rosana Marques.

PUBLICIDADE

Um pouco de história do Clube da MPB

Criado em 2010, o Clube da MPB é um projeto de valorização, preservação da memória e popularização da música brasileira, apoiando a formação de público e de espaços de fruição da música feita no Brasil e no Rio Grande do Sul. A primeira edição foi lançada em janeiro de 2011, apresentando músicas de grandes nomes da MPB como Noel, Gilberto Gil, Tom Jobim, Maysa, Ataulfo Alves entre outros.  Ao longo desses dez anos foram produzidas 23 edições homenageando os grandes compositores brasileiros e uma edição especial, já neste ano e de forma virtual, em memória a Aldir Blanc.

A proposta do Clube é preservar a raiz de cada composição, mantendo a essência de suas concepções originais, mas emprestando a elas novos matizes sonoros. Com esse intuito em 2014, o Clube revisitou a obra do grande Dorival Caymmi em um primeiro ensaio de um novo projeto: Memória da MPB (2016). Nessa incursão à memória da música brasileira, trouxe shows abordando a obra de Noel Rosa e Cartola, aos 80 anos do samba canção (2018), ao jazz e a bossa (2018) no encontro do Clube da MPB e o tradicional Clube de Jazz (Take Five).

PUBLICIDADE

Ainda em 2018 celebrou a Jovem Guarda. Em 2019 homenageou Gilberto Gil, Paulo Cesar Pinheiro e Elton Medeiros, exemplos de manutenção e preservação da memória de nossa música, trazendo marcantes e significativas composições dos autores que são parte do nosso patrimônio cultural.

Clube da MPB – O Samba e o Choro

Edição comemorativa dos 10 anos
Dia 15 de dezembro, às 18h em sala de vídeo na página do Clube da MPB no Facebook e nas outras redes do Clube da MPB.

PUBLICIDADE

Facebook e YouTube

Assessoria de Imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

PUBLICIDADE

Fotos:
Maíra Baumgarten e Biah Werther

PUBLICIDADE