O que você precisa saber para gerenciar sua carreira

Se você é músico e trabalha de forma independente, posso afirmar que ao menos algumas das perguntas a seguir já pipocaram na sua cabeça quando precisou traçar pela primeira vez um planejamento para sua carreira: “quando é a hora certa para começar a gravar e produzir minhas músicas?”, “devo incluir algum cover no meu repertório ou devo tocar apenas músicas autorais?”, “como faço para ser descoberto pelo público?”, “como ser aceito por rádios e outras mídias de massa?”, “como vender o meu show?”.

É nesse momento em que nos damos conta do quanto o trabalho de gerenciamento de carreira é complexo e de quantos papéis o músico precisa desempenhar além de sua função primordial que é fazer música.

Criei esse material com o intuito de auxiliar você nessa jornada, descrevendo e simplificando as principais etapas do processo de produção, distribuição e divulgação para que você possa conhecer e entender um pouco mais sobre o mercado musical e criar estratégias que poderão te ajudar de forma mais efetiva.

PUBLICIDADE

Conversando com diferentes profissionais experientes e atuantes na indústria da música, tive uma visão privilegiada até mesmo sobre áreas em que jamais ou pouco atuei, condensando assim suas informações e dicas de forma a embasar com responsabilidade cada palavra escrita. Agradeço a todos os profissionais com quem convivi e aprendi o que sei, em especial aos mentores Alexandre Candano, Raul Albornoz, Alexandre Birck, Frank Jorge e os colegas Tony Capelão, Fábio Nesi, Eduardo Betiati e Adriana Vargas.

Clique para visualizar ou download: Ebook Músico Independente

PUBLICIDADE

Por: Kauana Botelho, graduada em Produção Fonográfica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e trabalhondo na área da música desde 2011.

PUBLICIDADE