Adriana Deffenti lança clipe da cancão “Controversa”

Música é um feat com Valéria Barcellos. Cheia de suingue, o registro em vídeo será lançado no canal oficial do YouTube de Adriana dia 23 de setembro. Controversa já está disponível em plataformas de streaming.

Adriana Deffenti é uma daquelas artistas que podem ser caracterizadas por meio de suas próprias músicas. A letra de Controversa é contundente, mas ao mesmo tempo é leve e carregada de nuances sobre as maravilhas e dores de ser quem se é:

Mas saiba meu senhor, senhora, que fiquei assim
Por desfrutar da liberdade de viver pra mim

E é nessa atmosfera de contradição, provocação e liberdade que Adriana anuncia mais um lançamento: o clipe da canção, resultado de um feat delicioso e cheio de gingado com Valéria Barcellos. O registro em vídeo da canção, que já está em todas as plataformas de streaming, chega ao canal do YouTube de Deffenti esse mês, dia 23 de setembro.

PUBLICIDADE

O clipe foi totalmente gravado por drones, em Porto Alegre, no bairro Cidade Baixa. Do apartamento de um prédio emblemático da capital gaúcha as duas cantoras soltaram suas vozes e, claro, se divertiram. “Foi uma delícia fazer o clipe! Embora tivéssemos todas essas questões de distanciamento, é sempre uma festa quando nos encontramos! Era um clipe muito esperado, é um trabalho maturado, que ficou fermentando durante muito tempo. Então além de ter essa vontade louca de fazer, foi uma delícia poder fazer”, afirma Valéria Barcellos.

O lançamento da canção diz muito também sobre questões pessoais para Adriana: “Ter minha música cantada por uma mulher negra e transexual me trouxe tanta informação, me ajudou a compreender um universo que, antes disso, era distante. Prezo muito a evolução como ser humano”.

A parceria entre Valéria e Adriana teve início em 2013. Adriana falava com uma aluna, que indicou Valéria. Ao pesquisar nas redes, Adriana achou uma interpretação irretocável de Valéria no Festival da Canção Francesa. “Foi uma performance forte, imponente e delicada. Uma voz rara”, relembra Adriana. Logo após ocorreu o encontro entre elas, Adriana mostrou a música e disse que achava que ficaria muito boa em sua voz.

PUBLICIDADE

Tudo deu tão certo e o entrosamento entre elas foi tão grande, que até hoje há quem acredite que a música é de autoria da Valéria ou então que Adriana fez a música especialmente para ela. “Cada vez que eu vou cantar em algum lugar essa canção as pessoas dizem ‘Essa música foi feita pra mim! Ela é maravilhosa! Ela é perfeita’ ou perguntam se ela foi feita pra mim”, diverte-se Valéria. Adriana tem uma opinião bastante consolidada sobre o assunto: “Pra mim, tudo isso é sinônimo de um bom trabalho em dupla. E de um encontro muito especial”.

A PRODUÇÃO DO CLIPE

A gravação de um clipe com Adriana e Valéria já era uma discussão antiga. Ambas queriam muito registrar em vídeo a música que marca a trajetória das artistas. “Falei com Bernardo Zortea, que me foi apresentado pela Val há anos, com a intenção de produzirmos o videoclipe, e retomamos o projeto. Veio a pandemia e tínhamos que criar um roteiro adaptado às limitações de filmagem. A ideia do drone caiu como uma luva!”, relembra Adriana. Com a ajuda do diretor, que também cedeu sua casa para o registro, as imagens foram feitas em um prédio emblemático de Porto Alegre, no bairro Cidade Baixa, reduto boêmio e LGBTQIA+ da cidade.

PUBLICIDADE

“O resultado é de uma beleza sutil e ao mesmo tempo grandiosa. A cidade aos pés das intérpretes fala por si. Uma homenagem a Porto Alegre e a Cidade Baixa, que emana enquanto símbolo da diversidade”, enaltece Adriana.

Para Valéria foi difícil conter as lágrimas depois de ver o resultado final: “É a materialização daquilo que a gente quis tanto e mostra o nosso berço, o nosso gueto principal que é a Cidade Baixa, com um olhar tão bonito e tão delicado”, celebra a cantora.

SOBRE REPRESENTATIVIDADE

Adriana não tinha ideia da proporção que sua composição atingiria. A música foi feita antes mesmo das artistas se conhecerem e ao saber um pouco mais sobre o trabalho de Valéria viu a intérprete exata para sua criação. “Controversa e esse encontro com Valéria contribuíram muito pra minha evolução. Sem querer, criei uma ferramenta de empoderamento e manifestação pelo direito de SER o que se é. É um contentamento incomensurável”, afirma Adriana.

PUBLICIDADE

E foi nessa atmosfera que a canção foi ganhando cada vez mais força e acabou se tornando uma espécie de hino, de força e empoderamento para mulheres e comunidade LGBTQIA+. “É claro que eu cantando, a canção saindo da minha boca, tem uma força e a Adri cantando tem uma outra força, né? Porque são causas distintas, mas que precisam de vozes tão fortes e tão diferentes quanto para que se sintam ali”, reflete Valéria.

Para Valéria, a identificação com a letra diz muito sobre quem a escuta: “As pessoas trans compraram muito essa música, os gays compraram muito essa música, a comunidade LGBTQIA+ comprou muito essa música, porque ela fala exatamente sobre essa situação, mesmo não sendo exatamente essa situação. Essa roupa que a canção vestiu, a partir da minha interpretação, é também a roupa que as pessoas vestem a partir das suas próprias vivências”, analisa Valéria.

SOBRE A CANÇÃO

PUBLICIDADE

Desde sua composição, a canção Controversa já fez parte de filme, apresentações solos e em dupla, documentário, além de ser sinônimo de empoderamento. Veja abaixo alguns registros:

  • Foi trilha do longa-metragem Copa 181;
  • Foi cantando pela Valéria Barcellos na abertura do show da Katy Perry, em Porto Alegre, em 2018;
  • Fez parte do documentário Dentro da Minha Pele, lançado recentemente;
  • Há um acústico, gravado pela Preto Filmes, disponível no YouTube.

FICHA TÉCNICA:

PUBLICIDADE

Música no álbum:

Controversa (feat. Valéria Barcellos; Bateria – Marquinhos Fê; Percussão – Giovanni Berti; Baixo – Lucas Esvael; Teclado – Michel Dorfman; Violão e cavaco – Gilberto Oliveira; Trompete – Alex Jardim “Anjinho”; Trombone – Huberto Martins “Boquinha”; Sax e flauta – Rodrigo Siervo; Voz – Adriana Deffenti e Valéria Barcellos).

Clipe da música:

PUBLICIDADE

O videoclipe de Controversa é o resultado de uma criação coletiva e o desejo de cinco artistas de continuar exibindo sua arte em tempos de pandemia. Uma calorosa homenagem ao público cultural e a todos os colegas em isolamento social, que não puderam estar conosco exercendo o seu ofício durante as filmagens. Esperamos revê-los em breve! Valéria Barcellos, Adriana Deffenti, Kael Gonçalo, Baby Marques e Bernardo Zortea.

O ÁLBUM CONTROVERSA

A cantora e compositora gaúcha, Adriana Deffenti, apresentou o novo álbum intitulado Controversa em show no dia 13 de novembro, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Após uma pausa de 13 anos, desde o último trabalho (‘Adriana Deffenti’ em 2006, lançado na Argentina) Adriana reuniu 10 canções e além de composições autorais, conta também com Nei Lisboa, Bianca Obino, Ramiro Macedo e Arthur de Faria. A produção do álbum é assinada por Ives Mizoguchi e Bernard Simon. A capa do CD é um registro da fotógrafa Heloisa da Costa Medeiros. O resultado é contemporâneo, contestador e de uma beleza incomensurável, conforme a própria Adriana define. A ideia das fotos, que foram feitas em um depósito de manequins, surgiu a partir de uma ideia de Heloisa que foi rapidamente aceita por Adriana.

PUBLICIDADE

ADRIANA DEFFENTI

Cantora e compositora de Porto Alegre. Sua música é uma mistura de muitos gêneros diferentes, como o folklore argentino, jazz, samba, mas essencialmente MPB (música popular brasileira). De formação clássica, começou seus estudos de música aos nove anos, se especializando em flauta transversal. Antes de se lançar como cantora, em 1998, teve diversas experiências em dança, teatro e música, do clássico ao contemporâneo. Desde 2002, leciona aulas de técnica vocal e canto popular, cursos e preparação vocal de grupos. Como cantora, seu foco está na voz e suas intermináveis maneiras de expressão, transitando naturalmente por diferentes estilos em interpretações de técnica elaborada. Tem dois CDs lançados: ‘Peças de Pessoas’ [2002] e ‘Adriana Deffenti’ [2006] o último lançado na Argentina pelo selo Random Records, trabalhos recompensados com o Prêmio Açorianos de Música na categoria Melhor Intérprete de MPB. Compõe desde o início dos anos 2000, mas apenas após 2013 direcionou seu trabalho à criação de canções. Atualmente tem sua canção “Controversa” executada por diversos intérpretes da cena local gaúcha.

VALÉRIA BARCELLOS

PUBLICIDADE

Natural da cidade de Santo Ângelo (RS), Valéria se mudou para Porto Alegre em 2005. Antes mesmo da mudança e de lá para cá muita luta e muitas conquistas também. Logo que chegou à capital gaúcha, Valéria começou a se apresentar em um famoso pub da cidade. Após 15 anos ela segue cantando no mesmo local e celebra o status de ‘cantora de bar’. “Eu amo esse status, porque eu ainda canto nesse bar, até hoje. E isso demonstra um carinho muito grande das pessoas”, emociona-se. Com experiências nacionais e internacionais, Valéria ganhou o Festival da Canção Francesa, em 2012; ostenta, orgulhosamente, desde 2015, o troféu Mulher Cidadã, como a única mulher transexual a ganhar a maior honraria dada a mulheres no Estado do Rio Grande do Sul; é conhecida do público carioca por se apresentar desde 2016 no Galeria Café, em Ipanema, e teve parcerias importantes em seus shows como Simone Mazzer, Filipe Catto, Maria Gadú, Lan Lahn, Nanda Costa, Não Recomendados, Patrica Mellodi, Zéu Britto, Cláudio Lins, Lucio Mauro Filho, Silvero Pereira, entre outros. Motivo de orgulho e comoção, Valéria emociona-se ao falar do respeito e admiração que conquistou ao longo dos anos entre a classe artística.

SITE OFICIAL http://www.adrianadeffenti.com.br
YOUTUBE https://bit.ly/youtubedeffenti
SPOTIFY https://bit.ly/deffenticontroversa
INSTAGRAM https://bit.ly/instadeffenti
FACEBOOK https://bit.ly/facedeffenti
APPLE MUSIC https://bit.ly/applecontroversa

Assessoria de Imprensa
AGÊNCIA CIGANA
Cátia Tedesco – [email protected]

PUBLICIDADE