“O jeito que fala” novo single de ZéVitor

O conceito de álbum, tal como conhecíamos, foi ressignificado nos últimos anos. Antes, ao adquirir um disco físico, o fã dispunha de todo um ritual que ia desde abrir ansioso a embalagem até acompanhar letra por letra o encarte e, entre fotos e ilustrações, saber quem tocava tuba na faixa 8. Isso permitia ao artista – ou até exigia dele – certos artifícios que dessem àquele trabalho uma cara, como se houvesse uma espécie de elo narrativo entre as diferentes faixas.

Com o advento do streaming e das novas plataformas digitais, o músico pode agora disponibilizar um álbum completo ou um EP em singles aleatórios, a seu bel-prazer ou conforme seu planejamento de marketing. O certo é que, ao consumir assim, de maneira intermitente, cabe agora ao ouvinte mais atento a tarefa de seguir pistas. Uma canção que chegue ao público hoje não tem necessariamente nada a ver com a próxima do mesmo disco lançada daqui um mês – ou ter tudo a ver e passar despercebida.

Coincidência ou não, o novo álbum de ZéVitor chama-se justamente Ressignificar (previsão de lançamento em outubro de 2020), e a segunda música disponível, O Jeito Que Fala, não guarda aparente ligação com a primeira, Lua em Escorpião, a não ser pelo arranjo e pela atmosfera intimista, que, pensando bem, é característica mesma dos últimos trabalhos do cantor. Mas se a primeira se limita a descrever os aspectos mais marcantes da personalidade da musa inspiradora da canção sob um viés astrológico, na segunda o autor se expõe sem cerimônia desde o primeiro verso: “O jeito que fala com todos, você fala comigo e eu me sinto tão mal”. Ou ainda: “Você machucou tanto meu coração que ele não quer mais amar”.

Esse amor escancarado, tórrido, quase pueril não se opõe diametralmente à intensidade escorpiana anterior, é verdade, mas revela mais sobre o sujeito do que sobre o objeto, sem perder, porém, a natureza contemplativa que lhe é peculiar: “Pelo menos use aquelas joias que ficam tão lindas penduradas noutra joia que é você”.

Com apenas duas peças dentre as tantas faltantes, é prematuro dizer se tal quebra-cabeça formará uma imagem lógica ou abstrata, mas a montagem por si só já é um deleite. Falando nisso, a arte de Lucas Paixão que ilustra cada faixa sem dúvida ajuda na compreensão do disco, como uma fiel representação das palavras de ZéVitor em cores e formas.

Crédito: Lucas paixão

Lançamento “O jeito que fala”

Quando: sexta, dia 14 de agosto, às 15h15min, em todas as plataformas digitais

Plataformas Digitais ZéVitor
Instagram: https://found.ee/InstaZevitor
Facebook: https://found.ee/Facebookzevitor
Spotify: https://found.ee/SpotifyZeVitor
YouTube: https://www.youtube.com/ZéVitor

Informações para a imprensa:
Ana Paula Silveira

Sobre Alex Vitola 2915 Artigos
Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia. Foram mais de 15 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas com especialização em servidores Linux. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música".